Balsas

Programa forma cidadãos e jovens leitores

O Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo participa da educação de 1.030 alunos com idade entre 7 e 12 anos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h09

SÃO LUÍS - Criar cidadãos com espírito crítico, capazes de interpretar textos de qualquer natureza e que cultivem o hábito pela leitura: estes são alguns dos principais desafios do Ensino Fundamental brasileiro. Em Balsas, diversas escolas vêm buscando este objetivo com o apoio do Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo que em 2009 completa 10 anos de atuação pelo Brasil. Para comemorar o aniversário de uma década, a Fundação Cargill vai promover um concurso do qual foram convidados todos os alunos do programa.

O concurso envolverá alunos das 135 escolas participantes do programa em todo o Brasil. A primeira etapa será uma seleção regional que direcionará os melhores trabalhos para a etapa nacional que, ao final, premiará os quatro melhores desenhos (1ª e 2ª séries) e poesias (3ª e 4ª séries) sobre o seguinte tema: “Uma história de folclore diferente”. Os resultados serão divulgados em 15 de novembro.

O Programa Fura-Bolo é desenvolvido em 13 cidades de oito estados brasileiros. Em média beneficia 47 mil crianças por ano com idade entre 7 e 10 anos. O programa consiste na distribuição de uma coleção de livros desenvolvidos para alunos de 1ª a 4ª série, trazendo histórias, lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhações, receitas típicas e uma série de outros gêneros textuais - de maneira leve, com muitas cores e imagens. Sempre em parceria com prefeituras e secretarias municipais de educação, o Fura-Bolo também realiza anualmente os encontros de formações continuada voltados aos educadores para melhor implementação do programa.

Em Balsas, a Fundação Cargill também desenvolve o programa “de grão em grão”, com objetivo de desenvolver conceitos de alimento seguro e agricultura familiar. De maneira pedagógica, o programa aborda aspectos como higienização de alimentos e pós-colheita de legumes e verduras produzidos em hortas. Nas escolas atendidas, a instituição implantou hortas para que os alunos possam colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. Neste ano, o Programa “de grão em grão” faz aniversário de 5 anos de atividades no Brasil.

Ao todo, sete instituições de ensino são atendidas pelos programas Fura-Bolo e “de grão em grão” em Balsas. São elas: Escola Municipal Padre Fabio; Escola Municipal Major Celso; Escola Municipal Aprigio Brito; Escola Municipal 1° de Maio; Escola Municipal Cirilo Joaquim dos Santos; Escola Municipal Jose Bernardino P. da Silva; Escola Municipal Eliezilda Coelho da Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.