Tempo

Defesa Civil alerta para chuva forte no Maranhão

Nuvens carregadas podem provocar pancadas de chuva no centro-sul do Estado.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h25

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Entre a tarde desta segunda-feira (15/12) e terça-feira (16/12), áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no centro-sul do Piauí, no oeste e sul da Bahia e no centro-sul do Maranhão. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Hoje (15/12), áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as pancadas de chuva no nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e no leste, centro e norte de São Paulo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. Amanhã (16/12), o alerta é válido para o leste, nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e para todo o Estado de São Paulo.

Entre hoje (15/12) e amanhã (16/12), os ventos úmidos que sopram do mar formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva ocasional em Santa Catarina, particularmente, no litoral sul, Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajaí; no litoral e leste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. Alerta-se que a chuva pode ser de forte intensidade e persistente.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois, devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomendamos orientar a população para evitar áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do RS, SC e PR são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas preventivos para SP e MS são baseados em informações do Inmet e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.

As informações são de Secretaria Nacional da Defesa Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.