LBF Caixa

Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas começam a decidir título neste domingo (20)

O Jogo 1 da série melhor de cinco ocorre às 15h, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

Imirante Esporte, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Sampaio Basquete tem a segunda melhor campanha no geral.
Sampaio Basquete tem a segunda melhor campanha no geral. (Divulgação / Uninassau Basquete)

SÃO LUÍS - Domingo (20) é dia de final da Liga de Basquete Feminino – temporada 2018 (LBF CAIXA). Em quadra, as equipes do Vera Cruz Campinas e do Sampaio Basquete começam a decidir quem será o campeão do principal torneio de basquete feminino do país. Do lado do time paulista está o favoritismo por ter tido a melhor campanha sem ter perdido um jogo sequer. Em compensação, o Sampaio Basquete, que tem a segunda melhor campanha no geral, chega a esta final bastante motivado após conseguir eliminar o Uninassau Basquete nas semifinais. O Jogo 1 da série melhor de cinco ocorre às 15h, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

Se por um lado o Vera Cruz Campinas chega a esta decisão de forma invicta, o que dá ao time paulista um ligeiro favoritismo, é justamente este mesmo aspecto que motiva ainda mais o Sampaio Basquete. A equipe maranhense está disposta a quebrar a invencibilidade do rival justamente na hora mais importante de um campeonato: em sua final.

Na fase classificatória, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se enfrentaram em duas oportunidades. No primeiro turno, em São Luís, o time maranhense fez um jogo bastante equilibrado, mas acabou sendo derrotado nos detalhes por 53 a 41.

Naquela ocasião, a armadora Meli Gretter, com 13 anotados, desequilibrou a favor do time paulista. Nem mesmo os 10 pontos da armadora Brihanna Jackson foram suficientes para mudar a história da partida.

Quando se enfrentaram no segundo turno, o Sampaio Basquete mostrou força para jogar de igual para igual com o Vera Cruz Campinas. Com muita disposição tática, a equipe tricolor perdeu os dois primeiros quartos, mas se encontrou nos períodos finais e, por muito pouco não conseguiu vencer fora de casa.

Se a final da LBF CAIXA promete ser equilibrada, é preciso planejar alternativas para surpreender o adversário. O técnico do Sampaio Basquete, Virgil Lopez, garante que sua equipe deverá mudar algumas coisas para o duelo deste domingo, em Campinas.

“Estou montando algo bem diferente para surpreender, tirar a confiança do time do Campinas porque elas estão jogando bem. Se a gente conseguir colocar um pulguinha atrás da cabeça delas já no primeiro jogo, vamos aumentar as nossas chances de vencer”, explicou.

Em apenas três anos de existência, o Sampaio Basquete está em sua segunda final. Na decisão anterior, o time maranhense sagrou-se campeão ao derrotar o Corinthians. Agora, o objetivo é repetir aquele resultado para ficar com o troféu.

“A gente não pode esquecer que em três anos de vida, é a segunda final. O Sampaio Basquete voltou e a gente quer fazer bons jogos na final e ser campeão. Temos que nos preparar para o Vera Cruz Campinas. Cada jogo que a gente fez contra eles foi muito acirrado. A gente está numa crescente nessa temporada e, se a gente quer ganhar, nós temos que crescer mais ainda”, disse Virgil Lopez.

Pelo lado do time paulista, o discurso é um só: evitar o favoritismo. “A mentalidade segue do mesmo jeito que a gente começou. Pé no chão, humildade e trabalho forte. A gente sabe que, para ser campeão, precisa de no mínimo três jogos, então seria no mínimo arrogante dizer que já está ganho. Muito pelo contrário, a gente é humilde o suficiente e sabe que será muito difícil, e se realmente a gente não continuar com toda força, a gente não chega”, analisou Karla, jogadora do Vera Cruz Campinas.

A equipe do Sampaio Basquete tem o patrocínio da Cemar e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Final

Donos das melhores campanhas da temporada, Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete se classificaram para a final da LBF CAIXA 2018 no último fim de semana. A equipe paulista, que segue invicta e terá vantagem de quadra na decisão, passou pelo Blumenau com duas vitórias na semifinal. Na outra chave, pelo mesmo placar na série (2 a 0), o Sampaio despachou a Uninassau vencendo no Recife e em São Luís.

O melhor ataque e a melhor defesa da competição voltam a se enfrentar na série decisiva, que agora será melhor de cinco jogos e começa já no próximo domingo (20), às 15h, no ginásio da Ponte Preta em Campinas (SP). O jogo terá transmissão da TV Gazeta e do SporTV, que exibiu as semifinais em seu site. A segunda partida ocorre dois dias depois (22), às 19h, com transmissão do canal campeão.

A série vai a São Luís (MA) para o Jogo 3, no dia 27 (15h, TV Gazeta e SporTV), e o possível jogo 4, em 29 de maio (19h, SporTV). Caso siga empatada, o quinto e decisivo jogo ocorre em 3 de junho, em Campinas (TV Gazeta e SporTV). Nos duelos da primeira fase, deu Vera Cruz Campinas – vitórias em São Luís (53 a 41) e Campinas (70 a 63).

FINAIS LBF CAIXA 2018

Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete

Jogo 1 – 20/5 (domingo), 15h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP)

Jogo 2 – 22/5 (terça-feira), 19h. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP)

Jogo 3 – 27/5 (domingo), 15H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA)

Jogo 4 – 29/5 (terça-feira), 19H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) / se houver necessidade

Jogo 5 – 3/6 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP) / se houver necessidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.