Dia Mundial do Rim

Corrida faz alerta neste Dia Mundial do Rim, em São Luís

A campanha promove corrida com percurso de 7 km.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Corrida do Dia Mundial do Rim.
Corrida do Dia Mundial do Rim. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Será realizada, nesta quinta-feira (9), a Corrida do Dia Mundial do Rim, com percurso de 7 km no sentido da avenida Litorânea, na capital maranhense. O evento terá largada e chegada na sede as AABB, na avenida dos Holandeses, na Ponta do Farol. A saída será 19h.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha do Dia Mundial do Rim, no Brasil. Fique por dentro de algumas informações e cuide de sua saúde:

O que é o Dia Mundial do Rim (DMR)?

Toda segunda quinta-feira de Março, celebramos o DMR para aumentar a informação sobre a Doença Renal Crônica (DRC) e destacar a urgência de agirmos para prevenir e tratar essa doença. Cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da DRC. A Campanha do Dia Mundial do Rim convida o público a quatro atitudes:

1. Conhecer mais sobre a DRC e a prevenção resumida nas oito regras de ouro;

2. Procurar um médico caso tenha dúvidas ou esteja no grupo de risco;

3. Compartilhar essas informações com familiares e amigos;

4. Divulgar em redes sociais: #diamundialdorim #corridanefro.

O que os rins fazem?

Os rins são dois dos órgãos mais importantes do corpo humano. Controlam o volume de água do corpo. Filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, substâncias que ajudam no controle a pressão arterial, no pH do sangue, na renovação das células vermelhas do sangue e na absorção de nutrientes (cálcio, por exemplo) dos alimentos que ingerimos.

O que é DRC? Como é tratada?

Doença Renal Crônica (DRC) é a perda progressiva da função dos dois rins. Quando os rins falham e a capacidade de funcionar cai abaixo de determinado nível, o que chamamos de insuficiência renal, as impurezas não são retiradas do sangue e afetam os órgãos do nosso corpo, como o coração, pulmões, músculos, estômago e cérebro. Isso pode se tornar uma ameaça à vida da pessoa e requer atenção urgente. Atualmente não existe cura para a DRC.

Os tratamentos atuais são as diálises (filtragem do sangue por outros meios) ou o transplante (que depende de um doador compatível), e devolvem parte da qualidade de vida do paciente.

Como é detectada?

No começo, a DRC não tem sintomas. A pessoa pode perder 90% da função renal sem perceber. Por isso a prevenção e a detecção precoce são essenciais, pois permitem controlar o avanço da doença e a necessidade de tratamentos mais complexos. Exames de urina (EAS e microalbuminúria) e de sangue (ureia e creatinina) podem detectar o início da doença. Você deve conhecer a sua creatinina, principal marcador da função renal!

Quais são as causas da DRC? Quem está no grupo de risco?

Hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes são as causas mais comuns de DRC. Pode afetar pessoas de todas as idades e raças. O risco é maior para pessoas mais velhas, pessoas que sofrem de diabetes e/ou pressão alta, tem pessoa na família que tenha DRC ou seja de origem africana, hispânica, oriental ou aborígene. Se a pessoa está no grupo de risco deve, obrigatoriamente, consultar um nefrologista periodicamente.

Qual a relação entre obesidade e doença renal?

Obesidade é um fator de risco da Doença Renal Crônica (DRC). Ela aumenta o risco do desenvolvimento de outros fatores de risco da DRC, como diabetes e hipertensão arterial, e tem impacto direto no desenvolvimento da doença renal. A boa notícia é que a obesidade, assim como a DRC, podem ser prevenidas. Conhecer os fatores de risco da DRC e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios, ajudam a prevenir a obesidade e a Doença Renal Crônica.

Como prevenir a DRC?

Seguir as 8 regras de ouro é um bom início para a prevenção da DRC:

1. Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente;

2. Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes;

3. Monitore sua pressão arterial;

4. Mantenha sua alimentação saudável e evite o sobrepeso;

5. Mantenha-se hidratado, tomando líquidos não alcoólicos;

6. Não fume;

7. Não tome remédios sem orientação médica;

8. Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.