Kitesurf

Maranhense de kitesurf prossegue este fim de semana com modalidade inédita

As duas etapas definem pontos para o <i>ranking</i> estadual da modalidade.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS - O 4º Campeonato Maranhense de Kitesurf volta a agitar a orla da capital neste fim de semana com a realização das 5ª e 6ª etapas. Recentemente, nos dias 14 e 15 de novembro, foram definidos campeões das 3ª e 4ª etapas do estadual, que reuniram 120 competidores, um recorde nacional de acordo com a Associação de Velejadores do Maranhão ( Avema), organizadora do campeonato.

As novas provas acontecerão neste sábado e domingo, 28 e 29, nas paias do Meio e Praia de São Marcos, dessa vez em três modalidades: Dawnwin, Regata Bidirecional e ainda com uma grande novidade nacional na modalidade, o Kite Endurance.

O kite Endurance é uma modalidade que engloba a prática do Kitesurf na modalidade de longa distância e mais a corrida. Como o próprio nome indica o kite Endurance é uma prova de resistência, na qual o atleta deve percorrer uma distância de aproximadamente 15 km de velejo e depois encarar mais 5 km de corrida em terra. Assim sendo, é imprescindível que o atleta esteja bem preparado em ambas as modalidades caso queira disputar o pódio.

”A primeira prova de Kite Endurance disputada no Brasil e, talvez, no mundo foi em São Luís do Maranhão no ano de 2014, quando os velejadores da Associação de Kitesurf do Olho Dágua – AKO inventaram a modalidade e a incluíram no Campeonato interno da referida Associação. Imediatamente a notícia se espalhou e velejadores da OKP, Soul Surf, Salsa entre outros também participaram do evento”, disse Claúdio Guimarães da organização do Campeonato Maranhense de Kitesurf.

Há a possibilidade da disputa em duplas, em que um atleta faz o percurso do kite e outro conclui a corrida, podendo as duplas serem formadas inclusive por pessoas de sexos diferentes.

Vale lembrar que as etapas deste fim de semana definem pontos para o ranking estadual da modalidade. O congresso técnico, para discutir regras e sistema de disputa das provas acontece nesta sexta-feira, 27/11, às 19 h 30, na sede da AMPEM no Caolho, atrás da Citroên.

PROGRAMAÇÃO:

27/11 – Congresso técnico

Local – AMPEM – Caolho

Horário: 19:30h

28/11 - ENDURANCE (dw +corrida)

*14h- Downwind

Local/largada: Praia do Meio /OKP

*Corrida –

Local: Restaurante Biana Bistrô – Litorânea

29/11 – DOWNWIND + REGATA

*12h – Downwind

Local/largada: Praia do Meio/OKP

*Regata Bidirecional

Local: Restaurante Biana Bistrô / Litorânea

MODALIDADES

- Desafio Downwind

- Regata Bidirecional

- Endurance - Maratona Aquática

- Stand Up Paddle

CATEGORIAS

Até 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 44 anos, de 45 Over e Feminino

PREMIAÇÃO:

Troféus para os 5 primeiros colocados por categoria. Cem troféus ao todo

PONTUAÇÕES: De 10 para 01

Cada Etapa terá seu Congresso técnico.

A cada quatro regatas o Atleta pode descartar uma.

No somatório geral dos pontos, será escolhido o Rei e a Rainha da Praia.

INSCRIÇÕES:

As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira antes do evento durante o congresso técnico, na AMPEM – Ass. Do Ministério Público do Maranhão.

As provas acontecem na Praia do Meio e Praia de São Marcos

O valor será de R$ 55,00 por final de semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.