Judô

Leonardo Diniz vai a Circuito

A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo secretário Joaquim Haickel.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - O judoca maranhense Leonardo Silva, de 15 anos, e que conquistou vaga para disputar o Circuito Europeu de Judô, em março, recebeu, nesta segunda-feira (28), uma ótima notícia: ele será patrocinado na competição mundial.

A informação foi confirmada pelo secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, que conseguiu, junto à iniciativa privada maranhense, recursos financeiros para custear a participação de Leonardo Silva no Circuito Europeu.

“Os empresários Arione Diniz e Luís Carlos Cantanhede se comprometeram em ajudar para que o Leonardo possa disputar o Circuito Europeu”, disse. Haickel explicou que um dos objetivos da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) é incentivar sempre o esporte no Estado.

“O Leonardo tem 15 anos, é um menino fortíssimo, batalhador, um herói. E a gente não pode deixar de ajudar. Por isso, o Estado vai ajudar. Nós reconhecemos que nossas lutas olímpicas precisam ser incentivadas e nós estamos fazendo isso”, explicou o secretário.

Circuito Europeu

Leonardo Silva garantiu vaga no Circuito Europeu de Judô ao ser campeão da seletiva nacional no mês de fevereiro, em Brasília. Assim, teve o direito de disputar a competição internacional.

Na primeira fase do circuito, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) se responsabilizará em arcar com as despesas do atleta maranhense. No entanto, para disputar a segunda fase, Leonardo Silva precisaria conseguir recursos próprios para custear a viagem pela Europa.

“Venci a seletiva do Circuito Europeu e vou disputar a primeira fase da competição lá na Europa. Porém, se eu quiser lutar na segunda fase, terei de bancar minhas despesas. Participar das duas fases do torneio é muito importante para alcançar uma vaga em uma Olimpíada e se garantir na seleção brasileira”, explicou Leonardo.

Para professor Emílio Moreira, técnico de Leonardo Diniz, o atleta maranhense tem tudo para se transformar em um dos grandes nomes do judô brasileiro em breve. “Estou orgulhoso dele. Foi uma vitória importante. Mas, em primeiro lugar, a vitória do Leonardo representa uma vitória para o Maranhão. Mostramos que aqui temos profissionais competentes”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.