Basquete

Maranhão perde para o Paraná e fica em 4º no Brasileiro Sub-17

Apesar de grande atuação de Maria Cláudia, maranhenses perdem disputa pelo bronze.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h47

SÃO LUÍS – A seleção maranhense de basquete feminino, que estava disputando o Campeonato Brasileiro Sub-17 da 1ª Divisão na cidade de Matinhos (PR), terminou a competição na quarta colocação. Nesta quarta-feira, apesar de grande atuação de Maria Cláudia (foto), as meninas do Maranhão foram superadas pela equipe do Paraná na disputa pela medalha de bronze: 88 a 72.

A partida contra as donas da casa começou muito favorável para as maranhenses. O Maranhão controlou o jogo e terminou o primeiro período em vantagem: 19 a 15. No entanto, as paranaenses voltaram para o quarto seguinte com mais disposição e errando menos. Com isso, as donas da casa terminaram o primeiro tempo em vantagem: 36 a 32.

O terceiro quarto poderia ter sido o início da reação maranhense, mas não foi. Errando muito, as meninas do Maranhão não aguentou o ritmo da equipe do Paraná, e a vantagem de quatro pontos das donas da casa aumentou. As paranaenses terminaram o terceiro período com 19 pontos de vantagem: 66 a 47.

No último quarto, o Maranhão equilibrou o jogo, venceu o período (25 a 22), mas a vantagem do Paraná já era muito grande. Pesou contra as maranhenses os 23 erros e apenas as 11 assistências durante toda a partida. Em contrapartida, as paranaenses cometeram 15 erros e conseguiram 20 assistências. Assim, o jogo terminou com vitória do Paraná sobre o Maranhão: 88 a 72.

Destaque do jogo

Com excelente atuação, Maria Cláudia foi a cestinha da disputa pelo terceiro lugar. Com um duplo-duplo, a jogadora maranhense assinalou 54 pontos, além de ter pego 13 rebotes na partida contra o Paraná.

Além disso, Maria Cláudia foi a principal cestinha do Brasileiro Sub-17 com média de 28,2 pontos por jogo. A maranhense ainda se destacou no quesito rebotes. Maria Cláudia teve média de 11,5 rebotes por partida e terminou como a terceira melhor reboteira do campeonato.

A campanha do Maranhão

Na fase de grupos, o Maranhão venceu três dos seus quatro jogos. Na estreia, as maranhenses derrotaram a Paraíba. Em seguida, bateram o Rio Grande do Sul e Pernambuco. Já classificada para a semifinal, a equipe maranhense perdeu para o Rio de Janeiro.

Na semifinal, o Maranhão perdeu para São Paulo e teve de disputar a medalha de bronze. No entanto, as maranhenses perderam a terceira seguida, desta vez para o Paraná, e ficaram em quarto lugar.

Maranhão 43 x 40 Paraíba

Maranhão 53 x 52 Rio Grande do Sul

Maranhão 59 x 45 Pernambuco

Maranhão 69 x 129 Rio de Janeiro

Maranhão 41 x 87 São Paulo

Maranhão 72 x 88 Paraná

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.