Olimpíada

Rio de Janeiro e Londres assinam acordo de cooperação para os Jogos Olímpicos

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

BRASÍLIA - As cidades de Londres e do Rio de Janeiro assinaram hoje (25), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um acordo de cooperação para a organização dos Jogos Olímpicos. Londres sediará os Jogos de 2012 e o Rio as Olimpíadas de 2016. O acordo foi assinado pela ministra britânica para as Olimpíadas, Tessa Jowel, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

O acordo é o primeiro passo de um compromisso firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, em novembro de 2009, que prevê a troca de experiências olímpicas de Londres com o Rio de Janeiro,disse Orlando Silva à Agência Brasil.

“A pretensão nossa é estimular parcerias comerciais entre as empresas brasileiras e as britânicas, no sentido de oferecer as melhores condições possíveis durante os Jogos do Rio de Janeiro. Nós temos que aprender com as boas práticas, as boas experiências, com a inovação que Londres vai trazer ligada a temas como sustentabilidade, redução de custos nas instalações esportivas, maior eficiência nos serviços de operação dos jogos”, afirmou.

Para Orlando Silva, o acordo de cooperação será uma base importante para o Rio de Janeiro poder realizar com sucesso as Olimpíadas de 2016, além de atrair potenciais investidores britânicos para o Brasil. “Creio que, daqui para frente, a relação comercial entre o Brasil e o Reino Unido, particularmente entre Londres e o Rio de Janeiro, vai ser intensificada. E vai se converter em parcerias empresariais, em investimentos na cidade do Rio de Janeiro, que vão repercutir na geração de empregos, além do sucesso dos jogos”, disse.

Silva salientou que o evento terá resultados positivos também na área de tecnologia da informação e de segurança, entre outras. “O evento acontece no Rio de Janeiro, mas sua repercussão econômica é no Brasil inteiro”. Informou que a estimativa é de que serão gerados 110 mil empregos diretos e indiretos por ano no país até 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.