copa Sul-Americana

Atlético-MG e Goiás empatam no Mineirão

Galo sai na frente, mas permite empate do Goiás. Esmeraldino reclama de jogador expulso, e o Alvinegro, de pênalti em favor do adversário.

GloboEsporte

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

BELO HORIZONTE - Os torcedores do Atlético-MG honraram o pensamento do clube em dar pouca importância à Copa Sul-Americana. Por isso, apenas 2.197 presenciaram o empate, por 1 a 1, contra o Goiás, no Mineirão, válido pela primeira fase da competição continental. Com o resultado, o Esmeraldino tem a vantagem do empate em 0 a 0 no duelo de volta.

O jogo teve lances polêmicos. Iarley foi expulso ainda no primeiro tempo da partida porque o árbitro colombiano Wilmar Roldán considerou que o atacante fez falta perigosa. Às reclamações do Goiás se juntaram as do Atlético-MG, quando o juiz marcou pênalti de Renan em Ernani nos minutos finais da partida. O Galo ainda teve Pedro Oldoni expulso por ter recebido dois cartões amarelos.

A partida de volta entre as duas equipes será no dia 16 de setembro, no estádio Serra Dourada. O vencedor deste duelo brasileiro vai enfrentar o Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas de final da competição.

Pressão verde

Com o time titular, o Goiás mostrou desde o início que realmente daria importância à partida. Logo aos 2, Iarley fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Felipe chegou por trás da zaga, mas chutou por cima do gol. A resposta do Galo veio dois minutos depois. Rentería invadiu a área e tocou para Renan Oliveira. Contudo, o meia não conseguiu chegar na bola e perdeu uma chance de gol aberto. E o Atlético parou por aí.

Durante meia hora, só deu Goiás no Mineirão. Aos 7, Ramalho bateu de longe e a bola encontrou Léo Lima na pequena área, que chutou para fora. Depois de duas bolas para fora, o Esmeraldino chegou mais próximo do gol. Só que acertou a trave. Iarley disputou a bola com a defesa do Galo e a bola sobrou para Vitor, que mandou no poste, aos 13. O mesmo jogador cabeceou muito próximo do gol, aos 29. Quatro minutos antes, Léo Lima cobrou uma falta para fora.

Quando parecia que o gol do Goiás era questão de tempo, um lance desequilibrou a equipe esmeraldina. Iarley chegou atrasado em disputa de bola com Wellington Saci e fez falta no jogador atleticano. O árbitro colombiano Wilmar Roldán interpretou que o lance foi perigoso e expulsou o atacante alviverde, aos 35. Para piorar a situação do time goiano, três minutos depois, Rafael Tolói abraçou Rentería na área e o juiz marcou pênalti. Pedro Oldoni bateu mal e mandou para fora, perdendo a última chance de gol do primeiro tempo.

Harlei ajuda o Galo

A segunda etapa começou de forma sonolenta. Com um a menos, o Goiás parecia satisfeito em não tomar gol para decidir em casa. Por sua vez, o Galo também não se mostrava empolgado para buscar a vitória. O primeiro chute só aconteceu aos 13. Zé Carlos bateu falta que passou muito perto do gol de Bruno.

Aos 14, um erro capital. Tchô avançou com a bola, e chutou fraco na entrada da área, a bola desviou na zaga esmeraldina e enganou o goleiro Harlei, que sofreu um frangaço ao deixar a bola passar no meio de suas pernas. O gol acordou o Galo. Aos 19, Saci fez boa jogada, mas cruzou errado, quando dois jogadores do time estavam livres na área. Aos 21, Pedro Oldoni avançou sozinho e bateu cruzado. Harlei defendeu.

A pressão atleticana foi freada aos 23. Pedro Oldoni fez falta no campo de ataque e recebeu o segundo cartão amarelo. As duas equipes passaram então a ter o mesmo número de jogadores em campo e, com isso, o Goiás voltou a equilibrar a partida.

Aos 29, Léo Lima chutou colocado e quase surpreendeu Bruno. Aos 35, mais um lance polêmico. O juiz marcou pênalti de Renan em Ernani, em falta duvidosa. Felipe bateu com força e igualou o placar. O Esmeraldino ainda buscou o gol da vitória, mas sem sucesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.