Flamengo

Renato sonha voltar ao Flamengo

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h23

RIO DE JANEIRO - Acostumado a ser idolatrado por milhares de rubro-negros por partida no Maracanã, o meia Renato agora vive a realidade de jogar para estádios vazios nos Emirados Árabes. Para piorar, seu time (Al-Shabab) vai mal e é o décimo de um campeonato com 12 times. Motivos de sobra para voltar ao Flamengo, certo? Errado. Segundo o jogador, ainda é cedo para arrumar as malas e reencontrar a nação rubro-negra.

Renato recebeu o GLOBOESPORTE.COM após um treinamento do Al-Shabab, em Dubai, para uma conversa franca. O meia negou que tenha problemas com o técnico Toninho Cerezo e que deseja ir embora agora dos Emirados. O jogador reconhece que sua relação com os companheiros árabes não é das melhores, mas que isso é normal no início de sua primeira temporada no clube. Seu objetivo, no momento, é cumprir o contrato até 2010.

- É bom esclarecer algumas coisas que foram ditas, que eu estava insatisfeito com o time, que havia brigas. Isso não é verdade. É claro que quando você chega em um time novo sempre há uma restrição de alguns jogadores. Até você se acostumar demora um tempo. Aqui não foi diferente. Cheguei e o pessoal não me conhecia, fui me adaptando. O que mais me incomoda aqui não é o clube ou os jogadores, mas o que estamos passando no campeonato. Não estamos conseguindo ter regularidade, isso incomoda e a gente fica insatisfeito com algumas coisas. Talvez alguém pegou uma frase minha dizendo uma coisa desse tipo e achou que eu estava insatisfeito com o grupo. Mas isso é mentira – afirmou o meia, que era do Al-Nasr.

Renato diz que recebeu propostas de clubes de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre depois que deixou o Flamengo em 2007 e partiu para os Emirados. Porém, seu objetivo é claro quando fala na possibilidade de voltar ao futebol brasileiro: a prioridade é vestir novamente a camisa rubro-negra.

- É uma torcida que eu tenho um carinho imenso, que me ajudou muito na minha chegada. Realmente, a vontade de voltar é enorme, dá muita saudade do Brasil. Principalmente da torcida. Na minha profissão não há como escolher um clube, devemos seguir com profissionalismo total. Mas tenho o sonho de voltar a jogar com a camisa do Flamengo no Rio de Janeiro – disse.

O salário e a qualidade de vida que dá à sua família fazem Renato pensar duas vezes antes de sair de Dubai. A cidade tem violência quase zero e o clube ainda banca a maior parte dos gastos do meia. A pressão de torcida e imprensa também é pequena.

Renato evita falar que voltaria agora ao futebol brasileiro. Mas o meia deixa um pouco de esperança à torcida do Flamengo (e até para a dos outros times que estão interessados):

- Eu costumo cumprir meu contrato. Mas, é claro, tem que ter uma sintonia legal. Se eu não estiver bem no clube, bem adaptado, e se tiver algo diferente, vou ter que procurar minha alegria que eu sempre tive. Claro que não vou dizer que quero ficar e não voltarei. Isso é coisa de momento. Se de repente me pegam num momento de carência, se eu não estiver bem, posso até voltar – concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.