Paulista

Portuguesa bate o São Paulo em Ribeirão

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

SÃO PAULO - A Portuguesa estragou os planos do São Paulo para esta rodada e venceu a partida neste sábado por 2 a 0 em Ribeirão Preto (assista aos gols ao lado). O Tricolor, que precisava dos três pontos para encostar no líder do Paulistão, Guaratinguetá, jogou mal e acabou decepcionando os torcedores que compareceram ao estádio Santa Cruz. Além disso, a equipe de Muricy Ramalho corre o risco de perder seu lugar no G-4 neste domingo. O Corinthians, que encara o líder Guaratinguetá, e o Noroeste, que vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos, podem ultrapassar o São Paulo, caso vençam suas partidas neste domingo.

O primeiro gol da Lusa saiu aos 8 minutos do primeiro tempo. A defesa bobeou e Christian, livre de marcação, cruzou na área para Rogério marcar de cabeça. A Lusa ampliou o placar no segundo tempo com Bruno Recife.

Crime e castigo

Muricy Ramalho teve de improvisar novamente a escalação. Com apenas dois zagueiros à disposição, o treinador montou o time no esquema 4-4-2, com Juninho e Miranda. Joílson, que é lateral-direito de ofício, atuou no meio-campo. Zé Luís, que na partida contra o Audaz, pela Libertadores, jogou como lateral-direito, começou a partida como terceiro zagueiro.

Tumultuado, o setor direito do São Paulo estava uma bagunça. Do outro lado do campo, faltava jogador. Junior estava sozinho e pouco conseguia fazer. Joílson, ainda perdido na nova função, também não ajudou em nada. O desequelíbrio e a falta de entrosamento custaram caro ao Tricolor. Logo aos oito minutos, a Portuguesa abriu o placar. Christian roubou a bola pela direita, seguiu à linha de fundo e cruzou para Rogério, livre na área, subir para cabecear.

Aos 21 minutos, o São Paulo perdeu uma chance incrível de empatar a partida. Adriano deu um olé na marcação, invadiu a área e chutou à esquerda do gol...

Três minutos depois, um susto. Reasco caiu no gramado com dores no tornozelo. Muricy Ramalho, então, se viu obrigado a mexer no time. O treinador aproveitou para compensar a falha no lado esquerdo, promovendo a entrada de Hugo para reforçar o setor. A melhora no time, ao menos no equilíbrio da distribuição das jogadas, foi sensível. O problema é que, tecnicamente, o Tricolor não estava bem.

A torcida se agitou das arquibancadas. Na marca dos 33 minutos, os fanáticos começaram a gritar pela entrada de Aloísio. Os são-paulinos já haviam feito isso na partida contra o Audax. Coincidência ou não, quando Muricy resolveu colocá-lo na partida, o São Paulo virou o jogo, com dois gols de Adriano. O treinador resolveu ignorar o pedido, ao menos durante o primeiro tempo.

Lusa implacável

A Portuguesa fez o segundo gol aos sete minutos do segundo tempo, para a alegria de sua torcida. Bruno Recife, em um chute diagonal, colocou a bola no fundo do gol de Rogério Ceni. E, falando em torcida, assim que o São Paulo tomou o gol, os são-paulinos voltaram a gritar o nome de Aloísio. Aos 15 minutos, Muricy Ramalho resolveu atender aos apelos e colocou Chulapa no jogo. A alteração foi ousada. O técnico tricolor sacou o lateral-esquerdo Junior para a entrada do atacante.

Na marca dos 28 minutos, a torcida tricolor pedia raça. Os são-paulinos bem que tentavam corresponder, mas nada dava certo. As investidas ao ataque eram raras e, quando aconteciam, não assustavam o goleiro André Luís. Desorganizados taticamente, os jogadores apelavam em campo, com jogadas individuais. O 'cada um por si' também não resolveu o problema. Apesar do São Paulo vencer nas divididas no meio-campo, os atacantes pecavam na hora da finalização. O Tricolor tentou ao menos diminuir o placar, mas o esforço não foi suficiente. Para piorar a situação, Aloísio foi expulso já nos acréscimos. Vitória merecida da Portuguesa, que executou sua proposta de jogo de forma séria e organizada e subiu cinco posições na tabela!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.