Mundial

Começa neste domingo o Mundial de tênis de mesa

Atualizada em 27/03/2022 às 13h44

SÃO PAULO - Começa neste domingo, dia 24 de fevereiro, e vai até dia 2 de março o Mundial de Tênis de Mesa em Guangzhou, cidade localizada na maior potência da modalidade, a China. A seleção brasileira adulta masculina e feminina já está no país-sede da competição e das Olimpíadas de 2008 há uma semana, realizando uma bateria de treinos para se acostumar com o clima do país.

A equipe feminina, 41º lugar no ranking mundial de fevereiro e pertencente à segunda divisão do Mundial, é composta pelas paulistas Mariany Nonaka (19 anos), Karin Sako (20), Cláudia Ikeizumi (21) e Carina Murashige (21), e tem como técnico Lincon Yasuda. O time faz parte do grupo F ao lado de Sérvia, Grécia, Bulgária, Luxemburgo e Egito.

De volta à equipe brasileira, Claudinha, como é mais conhecida, defendeu o Brasil nos Pré-Olímpicos de 2004 a 2006, ficou fora ano passado, mas retorna ao grupo este ano como o ponto emocional e guerreiro da equipe, como considera Yasuda.

Já a seleção masculina, 28ª no ranking, tem o cearense Thiago Monteiro (26), o amazonense Israel Barreto (31), e os paulistas Gustavo Tsuboi (22), e Cazuo Matsumoto (22). O técnico é o chinês Wei Janrein, que tem o privilégio de voltar a sua terra natal ao acompanhar a equipe no campeonato. A equipe também está na segunda divisão do campeonato e começa o Mundial no grupo F com Eslovênia, Ucrânia, Luxemburgo, Irã e Bósnia-Herzegovina.

O grande destaque da delegação é Thiago Monteiro, número 86 no ranking mundial deste mês. O nordestino vive atualmente na França, junto de seus companheiros Tsuboi e Matsumoto, onde treinam e defendem times franceses. Desde 1999 Monteiro está fora do país para adquirir maior experiência.

Já Israel Barreto, que segue paralelamente a carreira de técnico de tênis de mesa no Centro de Alto Rendimento da Região Norte, em Manaus, e acaba de completar 31 anos de idade, teve uma surpresa ao ser indicado.

- Achei bom demais ser convocado, até me assustei um pouco quando vi meu nome entre os indicados. Era um sonho que se realizava - conta, entusiasmado.

Sua indicação para compor o quadro de atletas que representará o Brasil neste fim de semana no Mundial foi um fato histórico para o Amazonas, pois é a primeira vez que o estado classifica um mesatenista para a seleção principal.

As categorias disputadas no Mundial serão por equipes masculino e feminino. O primeiro jogo do masculino será contra Luxemburgo, 42º no ranking mundial de fevereiro, na manhã deste domingo (24). À tarde os brasileiros jogam contra time do Irã, 45º. Na segunda-feira jogam contra Ucrânia, 31º. Na terça enfrentam a Eslovênia, 34º, e, no dia seguinte, Bósnia-Herzegovina, 50º.

A seleção feminina terá a Sérvia, 24º, como primeira adversária e na sequência o Egito, 50º, no primeiro dia do Mundial. Segunda-feira enfrentará a Grécia, 31º, na terça, Luxemburgo, 45º, e na quinta a Bulgária, 34º.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.