Seleção brasileira vence Guatemala 3 a 0

GloboEsporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h46

SÃO PAULO - Na despedida de Romário, a seleção brasileira derrotou a Guatemala por 3 a 0, gols de Anderson, aos cinco minutos de jogo, do Baixinho, aos 16 ainda antes do intervalo, e Grafite, aos 20 da etapa complementar, na noite desta quarta-feira no Pacaembu. O amistoso fez parte das comemorações pelos 40 anos da TV GLOBO. Os comandados do treinador Carlos Alberto Parreira voltam a campo no dia 5 de junho, contra o Paraguai no Beira-Rio, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.

A partida desta quarta serviu para testar jogadores que atuam no Brasil e sete substituições foram feitas. Apenas Anderson, Léo, Mineiro e Ricardinho ficaram em campo durante os 90 minutos, sendo que o lateral-esquerdo do Santos não tinha reserva, pois Gustavo Nery foi cortado na segunda-feira - Fernandinho e Roger também foram desconvocados. Só o zagueiro Leonardo e o meia Josué não jogaram por causa do limite de alterações imposto pelo árbitro.

Coadjuvantes aparecem antes que o astro principal

Astro principal da festa, o Baixinho foi o mais procurado pelos companheiros em campo desde o início. Mas foi Mineiro o primeiro a chutar a gol, em cima de Klée aos dois minutos. Pouco depois, o zagueiro Anderson abriu o placar, aos cinco, completando de cabeça cobrança de escanteio originada numa falta batida por Romário que desviou na barreira.

Último gol de Romário com a amarelinha

Os coadjuvantes continuaram a tentar dar o passe para o astro principal marcar. Aos oito, Léo lançou Romário na área. O atacante chutou forte, mas em cima do goleiro. Aos nove foi a vez de Robinho dar o passe na intermediária, mas o Baixinho não conseguiu dominar. O craque do Santos insistiu e, pressionando o goleiro na saída de bola, conseguiu o erro que Ricardinho aproveitou bem e cruzou de primeira. Ironicamente, o Baixinho marcou de cabeça o último gol pela seleção.

Magrão substituído por causa de pancada na cabeça

Até o intervalo, a expectativa era pela saída de Romário de campo. Mas quem deixou o gramado antes foi Magrão, aos 34 minutos. Por causa de uma trombada com Sandoval, sentiu dores na cabeça e pediu para ser substituído. Marcinho entrou e o meia do Palmeiras foi para o hospital, onde foi constatado afundamento de um osso da face.

Astro sai de cena

Romário deixou o campo aos 38 minutos, encontrou cinco companheiros da conquista do tetracampeonato mundial, Dunga, Branco, Paulo Sérgio, Viola e Raí, colocou gravata dada pelo ídolo são-paulino e deu a volta olímpica ovacionado pelo público.

Robinho dá um chute a gol e cruza de letra

Companheiro de Romário no ataque, Robinho fez pouco durante o jogo. Deu um chute a gol, em jogada individual pelo meio aos 23 minutos, e arriscou um cruzamento de letra, aos 44. Apesar disso, foi o responsável pelas vaias da torcida ao treinador Carlos Alberto Parreira no início do segundo tempo pela sua substituição por Fred - os outros que entraram no intervalo foram Rogério Ceni, no lugar de Marcos, e Fernandão na vaga de Carlos Alberto.

Grafite cheio de disposição

Substituto de Romário, o atacante do São Paulo foi o destaque do segundo tempo e fez o terceiro gol na sua primeira partida com a camisa da seleção. Aos 20, recebeu lançamento de Fernandão e tocou na saída de Klée. Antes, já tinha arriscado da entrada da área à esquerda, aos cinco. Depois, balançou a rede pelo lado de fora, aos 38.

Fred é outro que aparece bem

Também convocado pela primeira vez, o atacante do Cruzeiro foi outro que deixou boa impressão em Parreira. Chutou duas vezes com perigo ao gol, acertando a trave na primeira tentativa, aos três minutos, e mandando perto aos 41. Foi o último lance de perigo na partida em que Gabriel e Glauber também participaram, mas pouco notaram.

BRASIL 3 x O GUATEMALA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Árbitro: Martim Vasquez (Uruguai)

Público: 36.235 pessoas

Renda: R$ 375.897,00

Cartões amarelos: Romário e Girón

Gols: Ânderson, aos cinco minutos, e Romário, aos 16, no primeiro tempo; Grafite, aos 20, da etapa complementar.

Brasil: Marcos (Rogério Ceni); Cicinho (Gabriel), Anderson, Fabiano Eller (Glauber) e Léo; Mineiro, Magrão (Marcinho), Ricardinho e Carlos Alberto (Fernandão); Robinho (Fred) e Romário (Grafite). Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Guatemala: Miguel Klée (Motta); Nestor Martinez, Melgar, Cabrera e Denis Chen (Gomes); Fredy Thompson (Figueroa), Giron (Morales), Romero e Angel Sanabria (Dávila); Carlos Castillo (Aragon) e Sandoval. Técnico: Ramón Maradiaga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.