FIA aprova mudanças nos treinos da categoria para 2004

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

RIO - O Conselho Mundial da Fórmula 1, órgão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), aprovou nesta quarta-feira uma série de mudanças para os finais de semana da categoria na próxima temporada.

Confira abaixo todas as mudanças nas regras:

1 - Mudanças nos treinos do fim de semana

O treino extra de duas horas que Jaguar, Renault, Minardi e Jordan realizavam a cada sexta-feira de GPs está extinto. Agora serão duas sessões de 1h cada, conforme esquema abaixo. Nestes treinos, as seis piores equipes da temporada 2003 (BAR, Jaguar, Jordan, Minardi, Toyota e Sauber) poderão testar com um carro extra, ficando Ferrari, Williams, McLaren e Renault limitadas a dois carros apenas. Não haverá mais a pré-classificação na sexta.

No sábado, o treino oficial passa a ser dividido em dois, com cada piloto tendo direito agora a duas tentativas de marcar tempo. Na primeira metade, o primeiro piloto a entrar na pista será o vencedor da última corrida. Desta forma, Rubens Barrichello será o piloto que dará a primeira volta no treino oficial na corrida da Austrália no ano que vem, por ter vencido o GP do Japão.

Já na segunda metade do treino oficial, o primeiro a entrar na pista é o que fez o pior tempo na primeira parte do treino, como nos moldes do treino de classificação de 2003. Além disso, o piloto que parar na pista em sua primeira tentativa não poderá voltar aos boxes para usar o carro reserva em uma segunda chance. O reabastecimento continua proibido para a corrida.

2 - Pneus

Cada carro poderá utilizar até 40 pneus para pista seca por fim de semana, sendo 20 dianteiros e 20 traseiros, totalizando dez jogos. No caso dos pneus para pista molhada, serão 28, sendo 14 dianteiros e 14 traseiros.

3 - Limite de pilotos

Cada escuderia não poderá utilizar mais do que quatro pilotos ao longo de uma temporada, sem contar o piloto do terceiro carro nos treinos livres.

4 - Limite de velocidade nos pits

Na classificação e na corrida o limite será ampliado para 100 km/h (atualmente é de 80), salvo exceções como Mônaco, onde atualmente o limite é de 60km/h e poderá não aumentar.

A entidade não se manifestou ainda sobre a proibição aos controles de largada e do câmbio automático, mas ratificou a decisão de que cada carro só poderá usar um motor por fim de semana de GP a partir de 2004. Quem estourar o seu, perderá dez posições no grid de largada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.