Guga perde título do ATP de Lyon para Mathieu

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

LYON, França - Decepção no ATP de Lyon. Na manhã deste domingo, Gustavo Kuerten foi derrotado pelo francês Paul-Henri Mathieu por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/3 e 6/1, e perdeu a oportunidade de chegar ao segundo título na temporada e ao 18º da carreira. Com o resultado, Guga somou 31 pontos na Corrida dos Campeões e recebeu um prêmio de US$ 59 mil, enquanto Mathieu ganhou US$ 100,5 mil e mais 45 pontos.

O primeiro set foi vencido com tranqüilidade por Guga. Aproveitando o primeiro break point no quinto game, seguiu para fechar em 6/4. Com queda de rendimento no set seguinte, o brasileiro permitiu a reação de Mathieu. O francês quebrou o serviço do rival logo no segundo game e não teve problemas para chegar à vitória por 6/3.

Mathieu começou o set decisivo no controle da partida. Ele conseguiu quebrar o saque de Guga logo no primeiro game e confirmou seu serviço com facilidade. Antes do início do quarto game, o brasileiro pediu atendimento médico e recebeu massagens na coxa direita. De nada adiantou. O francês quebrou os saques do brasileiro mais duas vezes e ficou com a taça.

Aos 20 anos, Mathieu é considerado uma maiores revelações do circuito. O francês conquistou dois títulos em sete dias - os primeiros da carreira profissional. No domingo da semana passada, venceu o ATP de Moscou.

Mathieu e Guga aparecerão mais bem posicionados nas listas que a ATP divulgará nesta segunda-feira. O brasileiro soma 1.005 pontos no ranking de entradas e vai passar da 40ª para 35ª colocação. Na Corrida dos Campeões, subirá outras cinco posições: do 37º lugar para o 32º.

Guga disputa ainda mais dois torneios nesta temporada. O próximo compromisso é o Masters Series de Madri, que começa nesta segunda-feira e para o qual recebeu o wild card (convite). O brasileiro estréia contra o tailandês Paradorn Srichapan, que derrotou Andre Agassi e Lleyton Hewitt este ano. Guga nunca enfrentou o tailandês. O jogo ainda não tem data confirmada. O brasileiro fecha a temporada no Masters Series de Paris, com início marcado para o dia 28.

Apesar da derrota, o brasileiro vive seu melhor momento desde a artroscopia no quadril, realizada em fevereiro. Em setembro, depois de chegar às oitavas-de-final do US Open, o brasileiro levantou a taça do Brasil Open, na Costa do Sauípe (Bahia). Guga não vencia um torneio desde o Masters Series de Cincinnati, em agosto de 2001.

Logo depois, o tenista número um do Brasil ajudou o país a permanecer no Grupo Mundial da Copa Davis, com a vitória sobre o Canadá na repescagem. Venceu Daniel Nestor na partida de simples e, ao lado de André Sá, conquistou a vitória nas duplas, que assegurou a permanência do país na elite do tênis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.