Copa São Paulo

Em estreia na Copinha, Pinheiro é goleado pelo Corinthians

Com a derrota na estreia, o PAC está na última colocação do grupo 17 da Copinha.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O Pinheiro lutou, mas não foi páreo para o Corinthians em Taubaté.
O Pinheiro lutou, mas não foi páreo para o Corinthians em Taubaté. (Agência Corinthians)

TAUBATÉ - Participando pela primeira vez de uma Copa São Paulo de Futebol Junior em 2017, o Pinheiro Atlético Clube teve que encarar, logo na estreia, o tradicional Corinthians, maior campeão da história da Copinha e finalista das últimas três edições do torneio. Empolgado pela importância da partida, o representante maranhense sonhava com um bom resultado diante da equipe paulista nesta quarta-feira (4), mas o sonho não demorou a virar pesadelo: com uma atuação sem muitos sustos, o Timão goleou o PAC por 6 a 0 no Estádio Joaquinzão, em Taubaté.

Contando com o apoio da torcida, o Corinthians encaminhou a vitória ainda no primeiro tempo, com gols de Guilherme Mantuan (2), Guilherme Romão, Pedrinho e Carlinhos. Na etapa final, o Pinheiro tentou diminuir o prejuízo, mas esbarrou na forte marcação da equipe paulista e ainda sofreu o sexto gol, marcado por Carlinhos.

Vencedores na primeira rodada do Grupo 17, Corinthians e Taubaté estão na zona de classificação para a próxima fase da Copa São Paulo, sendo que o Timão lidera a chave por ter maior saldo de gols. O Pinheiro, por sua vez, não tem pontos e está na última posição do grupo, ao lado do Operário-MS. A equipe sul-matogrossense, entretanto, leva vantagem no saldo.

Precisando de duas vitórias para se classificar sem depender de outros resultados, o Pinheiro volta a campo nesta sexta-feira (6), às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o anfitrião Taubaté, no Estádio Joaquinzão. Pouco depois, às 21h, o Corinthians encara o Operário-MS.

O jogo

Assim que a partida começou no Joaquinzão, o Pinheiro tentou se defender e valorizar a posse de bola, mas o Corinthians precisou de apenas dois minutos para frustrar os planos da equipe maranhense: após passe de Mantuan, Guilherme Romão chutou forte, no alto, sem chances para o goleiro Chico. Jefferson, aos nove minutos, desperdiçou a chance do empate pelo PAC, e o Timão aproveitou para ampliar a vantagem com Carlinhos, que aproveitou o erro do zagueiro Wescley e desviou para o fundo das redes.

Atordoado com o ritmo intenso do Corinthians, o Pinheiro não conseguiu se organizar em campo e continuou sofrendo com o ataque da equipe paulista. Aos 19 minutos, Pedrinho aproveitou rebote de Chico, que espalmou uma finalização de Fabrício Oya, bateu por cobertura e fez o terceiro gol do Timão. Antes do fim do primeiro tempo, o volante Guilherme Mantuan marcou duas vezes, aos 22 e aos 38 minutos.

Com cinco gols de vantagem, o Corinthians diminuiu o ritmo no segundo tempo e permitiu que o Pinheiro chegasse ao ataque. Aos 15 minutos, Jefferson teve uma boa oportunidade para marcar o primeiro gol do PAC na Copinha, em finalização de longa distância, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, o Corinthians fechou o placar: após Natan derrubar Pedrinho na grande área, Carlinhos cobrou bem o pênalti e fechou a goleada alvinegra em Taubaté.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS: Filipe, Samuel, Thiago, Vinicius Del'Amore e Guilherme Romão (Carlos); Guilherme Mantuan (Luisinho), Renan Areias, Pedrinho (Lucas Amorim), Fabrício Oya (Matheus) e Marquinhos (Lucas Minele); Carlinhos. T: Osmar Loss

PINHEIRO: Chico, Natan, Paulinho, Wescley (Junior Souza) e Inácio; Juninho, Idvaldo (Carlinhos), Michael (Rodrigo) e Neto; Jefferson e Lucas Mondego (Nailson). T: Mael Reis

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.