Copa Libertadores

Copa Libertadores será decidida em final única a partir de 2019

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (23), em reunião do conselho da entidade.

Imirante Esporte, com informações da Conmebol

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

MONTEVIDÉU (URUGUAI) - Na reunião do Conselho da Conmebol realizada nesta sexta-feira no Uruguai, os presidentes de todas as associações da Confederação aprovaram por unanimidade a transição para o formato de final única a partir de 2019 para definir a CONMEBOL Libertadores.

"A partir de 2019, a CONMEBOL Libertadores será definida em uma única final emocionante, transmitida em horário nobre de um campo escolhido antecipadamente. Mais do que um jogo, este será um grande evento esportivo, cultural e turístico que trará grandes benefícios para o futebol sul-americano, seus clubes e seus torcedores. Este emocionante jogo oferecerá um espetáculo esportivo de classe mundial e uma melhor experiência em casa e no estádio. Em termos de desenvolvimento, projetamos maiores ingressos para o torneio e para os clubes finalistas, bem como uma maior projeção do futebol sul-americano e da CONMEBOL Libertadores a nível global", explicou Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL.

A decisão do Conselho da CONMEBOL surge após uma rigorosa análise de vários estudos técnicos elaborados por consultores especializados que estão sendo realizados com o objetivo de fortalecer os torneios de clubes da CONMEBOL. Entre as variáveis ​​analisadas se destacam a justiça esportiva, a qualidade da competição, a emoção do espetáculo, a organização e a segurança do evento, a percepção dos torcedores, os ingressos dos clubes finalistas, os ingressos do torneio, o estado da infraestrutura esportiva do continente, o posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos audiovisuais e o mercado esportivo correspondentes à CONMEBOL Libertadores.

Embora os prêmios para a edição 2019 da CONMEBOL Libertadores ainda não tenham sido definidos, um fator determinante na decisão do Conselho é a projeção que, em relação aos prêmios para 2018 (6 milhões de dólares para o campeão e 3 milhões de dólares para o vice-campeão), em 2019 cada clube finalista receberia US$ 2 milhões adicionais, bem como 25% do faturamento da venda da bilheteria da final única, substituindo o rendimento que teria sido coletado em seu jogo local sob o formato de ida e volta. Além disso, a partir de 2019, os clubes finalistas já não sofrerão em nenhum caso custos de organização da partido local, de modo que os valores mencionados são líquidos.

"Esta decisão se deve ao objetivo estratégico de potenciar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais renda para reinvestir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade para a América do Sul de um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios e na promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores", destacou Domínguez.

A partir da decisão do Conselho, a CONMEBOL trabalhará com o consórcio de consultoria integrado pelas empresas IMG & Perform na elaboração dos critérios, mecanismos e processos de seleção da cidade anfitriã, bem como na definição dos parâmetros relacionados à organização, logística, segurança, tecnologia, transmissão audiovisual e comercialização deste grande evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.