Vôlei

Larissa/Talita leva ouro e Ágatha/Duda fica com o bronze na etapa da Polônia

A próxima parada das duplas brasileiras é no Campeonato Mundial.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Foto: Divulgação/FIVB)

OLZSTIN - O Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio novamente na temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia. Larissa e Talita (PA/AL) superaram as canadenses Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes npor 2 sets a 1 (20/22, 21/18, 16/14), em 50 minutos, e conquistaram o título da etapa de Olsztyn, da Polônia. A festa ficou completa com bronze de Ágatha e Duda (PR/SE), que nem tiveram que entrar em quadra.

É o terceiro título de Larissa e Talita apenas nesta temporada, já que elas haviam sido campeãs no Major Series de Fort Lauderdale (EUA), e na etapa de Moscou (Rússia). Somam também uma prata no Major de Gstaad (Suíça). As brasileiras recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial - do qual já eram líderes - pelo título, além de uma premiação de 20 mil dólares.

A vitória deste domingo, debaixo de muita chuva, marcou a segunda na temporada sobre Pavan e Humana-Paredes, já que Larissa e Talita derrotaram as canadenses há duas semanas, na semifinal do Major Series de Gstaad, na Suíça, quando acabaram com a prata. As brasileiras também vencem uma etapa na Polônia pela terceira vez, tendo conquistado o ouro em 2014 e 2015.

Já Ágatha e Duda nem tiveram que suar a camisa. Por conta de uma lesão no ombro da tricampeã olímpica Kerri Walsh, ainda na semifinal, ela e a parceira Nicole Branagh não entraram em quadra para a disputa da medalha de bronze. As campeãs do SuperPraia somam 480 pontos no ranking geral e recebem um prêmio de 10 mil dólares.

Ágatha e Duda realizam uma temporada extremamente constante e somam um ouro, uma prata e três bronzes, ficando de fora do pódio em apenas dois eventos que disputaram.

As duplas brasileiras têm dominado as etapas de 2017, tendo conquistado 18 medalhas até agora, sendo dez de ouro, três de prata e cinco de bronze (veja todas abaixo). A etapa quatro estrelas da Polônia distribui 300 mil dólares em prêmios aos atletas. Este foi o 13ª ano consecutivo que a Polônia recebe uma etapa, sendo um dos locais mais tradicionais.

A próxima parada das duplas brasileiras é no Campeonato Mundial, que acontece de 28 de julho a 6 de agosto, na cidade de Viena, na Áustria. O torneio acontece a cada dois anos e é o que distribui a maior pontuação para o ranking geral – 1600 ao time campeão - e a maior premiação: 500 mil dólares em cada naipe.

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017

Etapa Fort Lauderdale (EUA) - 5 estrelas
Álvaro Filho/Saymon - ouro
Larissa/Talita - ouro
Evandro/André Stein - prata
Ágatha/Duda - prata

Etapa Xiamen (China) - 3 estrelas
Fernanda Berti/Bárbara Seixas - ouro

Etapa Rio de Janeiro (Brasil) - 4 estrelas
Alison/Bruno Schmidt - ouro
Ágatha/Duda - ouro

Etapa Moscou (Rússia) - 3 estrelas
Larissa/Talita - ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Haia (Holanda) – 3 estrelas
Maria Elisa/Carol Solberg – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Mônaco (Mônaco) – 1 estrela
Julian/Carol Horta - ouro

Etapa Porec (Croácia) - 5 estrelas
Pedro Solberg/Guto - ouro
Alison/Bruno Schmidt - bronze

Etapa Gstaad (Suíça) - 5 estrelas
Larissa/Talita - prata
Álvaro Filho/Saymon - bronze

Etapa de Olsztyn (Polônia) - 4 estrelas
Larissa/Talita - ouro
Ágatha/Duda - bronze

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.