No Mundial de Atletismo

Alessandro Silva conquista o terceiro ouro do Brasil

O paulista de Santo André dominou a prova e confirmou seu favoritismo.

Divulgação/CPB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Atleta Alessandro Silva conquistou o ouro.
Atleta Alessandro Silva conquistou o ouro. (Foto: Divulgação/CPB)

LONDRES - Alessandro Silva conquistou, na manhã desta segunda-feira (17), a medalha de ouro no lançamento de disco F11 (para cegos totais) no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres. O paulista de Santo André dominou a prova e confirmou seu favoritismo, uma vez que entrou com o status de atual campeão paralímpico da disputa. Este é o quarto dia de competições no Estádio Olímpico, que sediou os Jogos Paralímpicos de 2012. O evento se estenderá até o dia 23.

O título veio no quinto lançamento de Alessandro, 32. Ele atingiu a marca de 43,32m - próximo ao recorde mundial da prova, de 44,66m, estabelecido por ele próprio no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, em São Paulo. Em segundo lugar ficou o austríaco Bil Marinkovic (33,42m). O colombiano Angulo Belizário foi terceiro colocado, com 32,46.

"Eu foco na minha prova, no meu objetivo, que era manter a média que eu venho fazendo no Brasil desde os Jogos Paralímpicos. Não meço os resultados dos meus rivais. Faltou pouco para bater o recorde mundial, mas eu fico muito feliz com mais essa conquista na minha carreira", afirmou Alessandro, que perdeu totalmente a visão após a manifestação de uma toxoplasmose, em 2009.

O paulista ainda retorna ao Estádio Olímpico no sábado, 22, penúltimo dia de provas, para o arremesso de peso. Sua principal conquista neste evento é o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. A disputa em Londres será mesclada com a classe F12, que conta com atletas de baixa visão.

Além dele, Mateus Evangelista avançou à final dos 200m T37 (paralisados cerebrais) com o tempo de 24s75. A marca é a terceira melhor entre os oito competidores que brigarão por medalhas nesta terça-feira, 18. Outro brasileiro classificado para a final dos 200m, porém na classe T38, é o acreano Edson Pinheiro, com o tempo de 23s45, o melhor em sua bateria.

Com o triunfo de Alessandro Silva, o Brasil já tem seis medalhas neste Mundial de Atletismo. São três ouros, duas pratas e um bronze. Ainda há mais uma grande oportunidade de o Brasil subir ao ponto mais alto do pódio nesta segunda-feira, 17: Daniel Martins entra como favorito, atual campeão paralímpico e recordista mundial, nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual), a partir 15h40.

Veja, abaixo, o restante da participação dos brasileiros nesta segunda (17), quarto dia do Mundial de Londres. O SporTV anuncia a transmissão das provas a partir das 15h. O perfil do CPB no Facebook também exibirá, via streaming, ao vivo, toda a programação do dia.

Esta é a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países disputam as 213 medalhas, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, em Doha, no Catar, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze.

Programação dos brasileiros - segunda (17/7)*

15h - Michel Abrahame (final do salto triplo T47)

15h20 - Gustavo Araújo e Kesley Josué (semifinal dos 200m T13)

15h40 - Daniel Martins (final dos 400m T20)

16h30 - Rodrigo Parreira (final dos 200m T36)

*Horário de Brasília

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (ocpboficial)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.