Comitê de Ética

Vice-presidente do Comitê da Copa de 2006 é banido pela Fifa por um ano

Niersbach não reportou possíveis más condutas em relação à premiação da Copa na Alemanha.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta segunda-feira o banimento por um ano de quaisquer atividades relacionadas ao futebol de Wolfgang Niersbach, vice-presidente do Comitê de Organizador Local da Copa do Mundo de 2006, por não relatar más condutas.

Conduzida por Cornel Borbély, presidente do gabinete de investigação do Comitê de Ética da Fifa, a apuração foi aberta em 20 de maio deste ano e concluiu que Niersbach não reportou possíveis más condutas em relação à premiação da Copa de 2006, na Alemanha.

A investigação sobre Niersbach, que já foi presidente da Federação Alemã de Futebol, no entanto, avaliou apenas o conhecimento do dirigente sobre acontecimentos danosos. O caso não se debruçou em quebras do código de ética relacionadas a possíveis casos de suborno ou corrupção.

Assim, pela quebra do artigo 18 e 19 – dever de divulgar, cooperar e reportar e conflito de interesse, respectivamente – do código de ética da entidade, Niersbach, que era membro do Conselho da Fifa e do Comitê Executivo da Uefa, deverá se afastar durante um ano de quaisquer atividades nacionais ou internacionais relacionadas ao esporte. A punição entra em vigor imediatamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.