Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete bate o invicto Vera Cruz e abre vantagem na final da LBF

O Tricolor quebrou o mando de quadra da equipe paulista e agora está a duas vitórias do bicampeonato.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Divulgação / LBF)

CAMPINAS – Logo no primeiro jogo da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), disputado na tarde deste domingo (20), o Sampaio Basquete tinha uma missão e tanto para cumprir: vencer o Vera Cruz Campinas, invicto após 20 partidas na competição nacional, em pleno Ginásio da Ponte Preta. Derrotado duas vezes pela equipe do interior paulista na fase de classificação da LBF, o Tricolor apostou na forte marcação para surpreender o Vera Cruz e viu sua estratégia ser premiada com uma vitória dramática por 56 a 55.

No primeiro quarto, o Sampaio Basquete logo abriu sete pontos de vantagem, controlou a reação do Vera Cruz e levou uma vantagem de dois pontos para o período seguinte. Antes do intervalo, o time maranhense manteve a concentração na defesa e a precisão no ataque: Briahanna Jackson, com um arremesso de longa distância, deixou o Sampaio com quatro pontos de vantagem.

O terceiro período foi o mais equilibrado no Ginásio da Ponte Preta. O Sampaio Basquete manteve a regularidade e abriu nove pontos de liderança no placar, mas o Vera Cruz Campinas cortou o prejuízo para quatro pontos. Nos últimos 10 minutos, as donas da casa viraram o placar e tiveram a chance de encaminhar a vitória. O Sampaio, entretanto, garantiu a vitória com dois lances livres certeiros de Tati Pacheco e uma marcação implacável na última posse do Vera Cruz.

Para bater o Vera Cruz Campinas, a equipe do Sampaio Basquete contou com atuações inspiradas de suas três principais atletas. Enquanto a armadora Briahanna Jackson e a ala Tati Pacheco se destacaram na quadra de ataque, com 16 pontos cada, a pivô chilena Ziomara Morrison ganhou a maioria das disputas no garrafão e pegou 13 rebotes, além de anotar sete pontos. Pelo lado do Vera Cruz, destaque para a ala Ariadna, com 19 pontos, sete rebotes e cinco roubadas de bola.

Com a vitória no Ginásio da Ponte Preta, o Sampaio Basquete abriu 1 a 0 na série melhor de cinco da final da LBF e quebrou a vantagem do mando de quadra do Vera Cruz Campinas, que fez a melhor campanha na fase de classificação da competição nacional. O segundo jogo entre Vera Cruz e Sampaio será disputado na noite desta terça-feira (22), às 19h, novamente em Campinas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.