Futebol Maranhense

Eliminado no Estadual, Sampaio Corrêa faz as contas por vaga na Copa do Brasil

A Bolívia Querida ainda tem quatro caminhos para garantir vaga na próxima edição do torneio.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Acostumado a ficar entre as melhores campanhas do Campeonato Maranhense nos últimos 10 anos, o torcedor do Sampaio Corrêa está tendo que lidar com uma situação atípica: com a derrota por 2 a 1 para o Cordino na tarde de domingo (4), em pleno Castelão, a Bolívia Querida foi eliminada do Estadual com uma rodada de antecedência.

Com a queda precoce no Maranhense, alguns tricolores já temiam pela perda das vagas em competições nacionais, que são conquistadas via Maranhense, mas o cenário não é tão turbulento quanto parece: o Sampaio já está garantido por, no mínimo, duas edições do Brasileiro, já que disputa a Série B, está classificado para a Copa do Nordeste por causa de uma mudança no regulamento e tem boas chances de disputar a Copa do Brasil pela 11ª vez seguida em 2019. O Imirante Esporte explica a situação do Sampaio em cada torneio e analisa todas as possibilidades da equipe maranhense.

Campeonato Brasileiro

Classificado para Série B de 2018 após ficar entre as quatro melhores campanhas da Série C na última temporada, o Sampaio Corrêa está bem longe de se preocupar com vaga no Brasileiro. Na pior das hipóteses, que seriam rebaixamentos consecutivos, o Tricolor já tem divisão pelo menos até 2020. A disputa das vagas na Série D fica para os outros sete times do Campeonato Maranhense, que não estão garantidos em divisão alguma para 2019.

Copa do Nordeste

Até a edição 2018, as duas vagas do futebol maranhense na Copa do Nordeste ficavam com os dois primeiros colocados do Estadual, mas o regulamento mudou para 2019. Na próxima temporada, os representantes serão o campeão estadual, já garantido na fase de grupos, e o clube com melhor posição no Ranking de Clubes da CBF, que ainda disputará a fase preliminar.

Como é o melhor time do Maranhão no Ranking da CBF, ocupando a 39ª posição, o Sampaio Corrêa está confirmado na Copa do Nordeste, mas na fase preliminar, que será realizada nos dias 18 e 25 de abril. O Tricolor será o segundo maranhense a disputar essa etapa do Nordestão: em janeiro de 2018, o Cordino foi eliminado pelo Treze, após empate em Imperatriz e derrota em Campina Grande.

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, a situação é um pouco mais complexa para o Sampaio Corrêa. Fora da disputa do Campeonato Maranhense, que premia campeão e vice com vagas para a competição nacional, a Bolívia Querida terá que buscar um entre quatro caminhos possíveis. Vamos a eles.

Ranking da Confederação Brasileira de Futebol

Inicialmente, a Copa do Brasil garante a participação de 81 clubes: os 70 representantes das federações, definidos através de Estaduais ou Copas, e os 11 classificados diretamente às oitavas de final, que são os campeões regionais e os times brasileiros garantidos na Copa Libertadores. Quem não se classificou pelos torneios estaduais ou por competições nacionais, pode ser salvo pelo Ranking da CBF: os 10 melhores clubes sem vaga ganham convite.

Atualmente na 39ª posição do Ranking, o Sampaio Corrêa terá que fazer uma boa campanha na Série B, avançar o máximo que puder na Copa do Brasil e torcer para que os clubes que estão à sua frente se classifiquem para ficar entre os 10 convidados. O Ranking que definirá os últimos classificados para a competição só será divulgado no fim da temporada.

A título de curiosidade: se o Sampaio Corrêa não garantisse vaga na Copa do Brasil 2018 via Estadual, estaria classificado pelo Ranking, mas no sufoco: o último time confirmado na competição via ranking nesta temporada foi o Londrina, 40º na lista, apenas uma posição abaixo do time maranhense.

Título da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste premia o seu campeão com uma vaga direto nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte, sem precisar passar por quatro fases preliminares. Atualmente, o Sampaio Corrêa lidera o Grupo D do Nordestão, com sete pontos em três rodadas, e está muito perto da classificação para as quartas de final.

Título da Copa do Brasil

O campeão da Copa do Brasil garante, além da vaga na Copa Libertadores, o direito de defender o seu título na temporada seguinte, entrando a partir das oitavas de final. O Sampaio Corrêa está na terceira fase da competição nacional, onde enfrentará a Ponte Preta em duas partidas: no primeiro duelo, disputado em Campinas, empate por 0 a 0.

Série B

Nas últimas duas edições da Copa do Brasil, o campeão brasileiro da Série B do ano anterior garantiu uma vaga nas oitavas de final, mas essa vaga via Segundona depende de uma combinação de fatores: se clubes brasileiros conquistarem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, o campeão da Série B não terá presença direta nas oitavas de final e só disputará a Copa do Brasil se tiver bom desempenho em Estadual/Copa. Portanto, além de ganhar a Segunda Divisão, o Sampaio terá que torcer contra os times brasileiros nos gramados da América do Sul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.