Handebol

São Luís sedia etapa da Liga Nacional de Handebol

Primeira rodada será nesta sexta-feira (6); todos os jogos serão disputados no Ginásio Castelinho.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Divulgação)

SÃO LUÍS - A cidade de São Luís foi escolhida para receber uma das etapas da Liga Nacional, maior competição de clubes de handebol do país. A etapa, que será realizada a partir desta sexta-feira (6), no Ginásio Castelinho, é referente ao 2º turno da “Conferência Nordeste - Chave C”, na categoria masculina. A abertura da competição será às 17h30, com o jogo entre Audax (MA) e Morada Nova (CE). Na sequência, o Moto Club, líder da chave C, defende sua invencibilidade contra o Holanda GHC de Codó, atual campeão da Conferência Nordeste.

A Liga Nacional é organizada pela Confederação Brasileira de Handebol e conta com o apoio da Federação Maranhense de Handebol. Na Chave C da Conferência Nordeste, disputam vaga para a terceira fase três equipes maranhenses e o Morada Nova, do Ceará.

O Maranhão está representando pelos times: Moto Club Handebol (líder invicto da chave C); Audax MA (time formado por estudantes da UFMA e campeões invictos da 2ª divisão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2016) e o Hollanda GHC de Codó (atual campeão da Conferência Nordeste e campeão Maranhense em 2016).

"Esse é o segundo ano que recebemos a Liga Nacional. Ano passado, sediamos a etapa feminina da Conferência Nordeste. O Maranhão é uma potência no handebol e receber um evento como esse, só fortalece o esporte no Estado", destaca Nilson Sadia, presidente da Federação Maranhense de Handebol.

Formato da competição

Para abranger todo o Brasil, a Liga Nacional foi dividida em quatro Conferências: Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul/Sudeste. Por ter a maior participação de equipes, a Conferência Nordeste conta com três chaves (A, B e C), abrangendo 11 equipes dos Estados: Maranhão, Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Após o fim do segundo turno, no domingo (8), os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado no geral avançam às semifinais.

Os finalistas garantem as duas vagas da Conferência Nordeste na segunda fase da Liga Nacional e se juntam a quatro equipes da Conferência Sul-Sudeste, duas da Norte e duas da Centro-Oeste.

Tabela de jogos

Sexta-feira (6)

18h - Audax (MA) x Morada Nova (CE)

20h - Moto Club x Holanda Codó (MA)

Sábado (7)

18h - Holanda Codó (MA)x Morada Nova (CE)

20h - Moto Club x Audax (MA)

Domingo (8)

9h30 - Audax (MA) x Holanda Codó (MA)

11h30 - Moto Club x Morada Nova (CE)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.