Especial Rio 2016

Cristiane e um sonho: a saga da maranhense rumo à Rio 2016

Atleta nascida em Timon disputará Olimpíada pela primeira vez.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Maranhense Cristiane dos Santos disputará a Olimpíada do Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maranhense Cristiane dos Santos disputará a Olimpíada do Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS – Você sabe quem é Cristiane dos Santos? Talvez você nem tenha ouvido falar nela ou, se tiver tido sorte e seja amante do atletismo, você soube que ela foi convocada para representar o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro na prova do revezamento 4 x 400m. Mas talvez você não saiba que esta atleta olímpica é maranhense. Cristiane dos Santos tem 28 anos e nasceu na cidade de Timon. O detalhe é que ela sempre competiu pelo Piauí devido à proximidade de Timon a Teresina.

Mas como ela é atleta maranhense e estará na Olimpíada do Rio de Janeiro, o Imirante Esporte foi atrás e conversou com exclusividade com Cristiane. O mais interessante é que na Rio 2016, a cidade de Timon contará com duas atletas e na mesma prova. Tanto Cristiane quanto Joelma das Neves foram convocadas para o revezamento 4 x 400m feminino do Brasil.

Ao Imirante Esporte, Cristiane falou sobre o início da carreira, da oportunidade em disputar os Jogos Olímpicos no Brasil e do segredo de Timon revelar atletas olímpicos. Confira, abaixo, a entrevista completa.

Cristiane trocou o futsal pelo atletismo aos 17 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristiane trocou o futsal pelo atletismo aos 17 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

IMIRANTE.COM: Como você conheceu e começou no atletismo? Conta um pouco do teu início no esporte, que dificuldades você passou. Como eram teus treinos?

CRISTIANE DOS SANTOS: Comecei aos 17 anos na cidade de Timon onde eu jogava futsal e logo vi umas crianças correndo na pista ao lado da quadra e assim pedi ao técnico Nilson para treinar. Aí foram cinco anos treinando com ele com muitas dificuldades, sem apoio e sem patrocínios, mas conseguindo títulos e recordes Norte-Nordeste. Assim fui ao meu primeiro Sul-Americano 2010 Sub-23 onde fui chamada para treinar em um centro de treinamento em Uberlândia (MG). Por falta de apoio em Timon tive que ir treinar em Uberlândia e assim representar o Clube de Brusque (SC) que me deu bastante apoio. Passei quatro anos treinando em Minas Gerais, sendo segundo lugar nos 400 metros no Troféu Brasil de Atletismo de 2013. Entrei para a Marinha como atleta em 2014. Fui para o Sul-Americano (2013), dois Mundiais de Revezamento (2014 e 2015) e, em agosto de 2015, vim treinar no quartel da Marinha. E, neste ano, obtive a convocação nos 4x400m nas Olimpíadas. Passei por três treinadores: Antônio Nilson de Sousa, Luiz Alberto e meu atual, Robson Alhadas.

IMIRANTE.COM: Como é para uma maranhense competir pelo Piauí? O que passou pela sua cabeça com essa situação? Foi fácil lidar com isso ou ter de correr por outro Estado foi complicado?

CRISTIANE DOS SANTOS: Achei meio estranho competir pelo Piauí no início, mas foi quem me acolheu. Mesmo sem ganhar nada do clube River, competi cinco anos por amor ao esporte.

IMIRANTE.COM: Você disse que o Piauí te acolheu. Porque você acha que o Maranhão não fez o mesmo para te acolher e te ajudar na tua formação como atleta?

CRISTIANE DOS SANTOS: Ir para a Federação do Maranhão era bem mais longe e, como eu morava do lado de Teresina, ficou melhor eu ir pro Piauí.

Cristiane foi convocada para competir no revezamento 4x400m. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cristiane foi convocada para competir no revezamento 4x400m. (Foto: Arquivo Pessoal)

IMIRANTE.COM: O que o atletismo significa na sua vida? Você consegue se imaginar sem o esporte no teu dia a dia? E se não fosse atleta, gostaria de ter sido o quê?

CRISTIANE DOS SANTOS: O atletismo na minha vida é, depois de Deus e da minha família, um amor eterno. A pista, os treinos são minha vida. Hoje não consigo me imaginar sem o atletismo. Se não fosse atleta, seria professora de faculdade.

IMIRANTE.COM: Em todos estes anos praticando o esporte, quando foi que você começou a acreditar que seria possível ir para as Olimpíadas? E como foi que você ficou sabendo da convocação olímpica? O que você fez ao saber que estaria na Olimpíada do Brasil?

CRISTIANE DOS SANTOS: Desde quando eu comecei a treinar eu já sonhava alto. E então, nas minhas primeiras competições fora do Brasil, já pude ver que eu iria longe. Desde o ano passado visei o objetivo de ir às Olimpíadas e, junto com meu treinador, começamos a trabalhar duro e assim saiu o resultado. Fiquei sabendo logo depois da final dos 400m do Troféu Brasil. Eu já entrei determinada na prova e sabia que era capaz de conseguir a vaga. Na semifinal havia corrido muito bem. Fiquei muito feliz. Foi uma preparação de dez meses de muito treino.

IMIRANTE.COM: A Joelma das Neves é outra atleta de Timon que estará na Olimpíada do Rio de Janeiro. Como é a sua relação com ela, que é sua companheira de Seleção e nascida na sua cidade? Ela foi de alguma forma referência para você? Ela te dá conselhos?

CRISTIANE SANTOS: Somos amigas desde quando comecei a treinar. Temos seleções juntas. Treinamos juntas em Timon. Cada uma treina em lugares diferentes agora. Nos comunicamos pouco, mas sempre uma ajuda a outra no esporte.

As maranhenses Cristiane dos Santos (96) e Joelma das Neves (421) foram convocadas para a Rio 2016. (Foto: Divulgação/CBAT)
As maranhenses Cristiane dos Santos (96) e Joelma das Neves (421) foram convocadas para a Rio 2016. (Foto: Divulgação/CBAT)

IMIRANTE.COM: Qual o segredo da região de Timon e Codó para revelar tão bons atletas? Além de você e Joelma, o José Carlos Moreira (Codó) também estará na Olimpíada do Rio de Janeiro. Nascer nessas cidades significa ser bom no atletismo?

CRISTIANE DOS SANTOS: Sim. Atletas dessas regionais são atletas determinados. Aliás, o Norte e Nordeste são lugares de talentos no atletismo. Gente que tem garra no esporte.

IMIRANTE.COM: Qual a sua expectativa para a Olimpíada? O que podemos esperar do revezamento 4x400m?

CRISTIANE DOS SANTOS: A expectativa é que nosso revezamento pegue a final. Estamos bem. Acredito que iremos correr bem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.