Mundialito de Tambor

Dupla brasileira conquista título do Mundialito de Tambor

Sidnei Junior e Lincoln Gimenez fizeram a festa da torcida na Arena Domingos Leal.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Lincoln Gimenez e Sidnei Junior, representantes do Brasil, conquistaram o título do Mundialito de Tambor. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)
Lincoln Gimenez e Sidnei Junior, representantes do Brasil, conquistaram o título do Mundialito de Tambor. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)

SÃO LUÍS - Depois de três dias de intensas disputas, o Mundialito de Tambor foi encerrado na noite desta quarta-feira (20), com a realização da última etapa na Arena Domingos Leal, em São Luís. Com o apoio da torcida maranhense, a dupla formada por Sidnei Junior e Lincoln Gimenez superou os seus concorrentes, confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro lugar na classificação geral da competição equestre, que contou com a participação de 12 atletas, representando seis países.

Leia mais

Mundialito de Tambor começa a ser disputado na Lagoa, em São Luís

Mundialito de Tambor: dupla do Brasil vive expectativa pelo título

Brasileiros, pai e filho defendem o Chile no Mundialito de Tambor

Desde o primeiro dia de Mundialito, a disputa pelo título ficou concentrada entre Brasil e Portugal, com Paraguai e Uruguai correndo por fora. Com o desempenho irregular de seus concorrentes na última etapa, a dupla brasileira fez a sua parte e garantiu o título com dois dos melhores tempos do dia: Sidnei Junior terminou o percurso em 17.9 segundos e Lincoln Gimenez passou com 18.8 segundos. Portugal ficou com a segunda posição, enquanto o Uruguai completou o pódio.

Tricampeão maranhense, Lincoln Gimenez festejou o título conquistado e elogiou a participação da torcida, considerada fundamental para o triunfo brasileiro. Além disso, Lincoln enfatizou o excelente desempenho ao lado de Sidnei Junior, considerado um dos melhores cavaleiros do país.

Lincoln Gimenez foi bastante aplaudido pela torcida maranhense. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)
Lincoln Gimenez foi bastante aplaudido pela torcida maranhense. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)

“Foi muito bom esse Mundialito, é gostoso demais ver essa torcida maravilhosa, que está de parabéns. Foi uma vitória muito boa e tranquila, porque a dupla era boa, fica fácil competir com um time bem montado, com duas pessoas experientes. O coletivo foi fundamental para que conquistássemos esse título”, destacou Lincoln.

Satisfeito com o seu desempenho em toda a competição, Sidnei Junior também valorizou a parceria com Lincoln Gimenez e revelou a estratégia utilizada na última etapa: como pegou um cavalo melhor no sorteio, Sidnei teve a missão de encaminhar a vitória do Brasil, enquanto Lincoln foi o responsável por administrar o resultado.

Sidnei Junior foi o destaque brasileiro no último dia de Mundialito. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)
Sidnei Junior foi o destaque brasileiro no último dia de Mundialito. (Foto: Gustavo Arruda / Imirante)

“Estou muito agradecido pela oportunidade de competir aqui, agradeço ao Haras 4 Irmãos por ter me chamado para representar o Brasil. Foi um pouco difícil, por não conhecer os cavalos, mas consegui um ótimo resultado, principalmente pela estratégia que montei com o Lincoln nesse último dia. Como peguei um cavalo melhor, tentei aproveitar ao máximo, enquanto ele tentou não derrubar o tambor e manter a média para vencer no último dia”, diz Sidnei Junior.

Coordenador do Mundialito de Tambor, Luis Almeida agradeceu ao público maranhense pela presença na competição e disse que o objetivo da organização foi alcançado. “Era o resultado que a gente esperava, não só na pista, com a vitória do Brasil, mas também o resultado de propiciar visibilidade ao tambor. Temos competições desde 2008, recordistas em quatro Estados e recordista mundial da categoria jovem, mas isso era pouco conhecido. Foi muito importante divulgar esse esporte”, afirma.

Sobre o Tambor

O Tambor é um esporte equestre, que exige velocidade, precisão e sincronia entre cavaleiro e cavalo. Criado nos Estados Unidos e introduzido no Brasil durante a década de 90, a modalidade consiste na realização de um percurso com três tambores, que devem ser contornados. Se derrubar um tambor durante a prova, o atleta terá cinco segundos acrescentados no tempo final.

Classificação final do Mundialito de Tambor:

1º - Brasil - 73.786

2º - Portugal - 74.348

3º - Uruguai - 74.766

4º - Paraguai - 76.755

5º - Venezuela - 77.910

6º - Chile - 130.226

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.