Série B

Sampaio Corrêa empata com o Náutico e segue no G-4

O Tricolor não se intimidou com o Timbu e buscou um ponto importante fora de casa.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

SÃO LOURENÇO DA MATA – Vivendo o seu melhor momento no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa tinha um grande desafio na noite desta sexta-feira (4), na Arena Pernambuco: encarar o Náutico, candidato ao G-4 e invicto como mandante na Segundona, e conquistar um resultado expressivo, para seguir entre as melhores campanhas do torneio. Foi sofrido, mas a Bolívia Querida fez um bom papel em São Lourenço da Mata, segurando um empate em 1 a 1 contra o Timbu, em compromisso válido pela 23ª rodada da Série B.

Apesar de encarar um dos melhores mandantes da Série B, o Sampaio Corrêa não se intimidou e precisou de apenas seis minutos para abrir o placar: após cobrança de escanteio de Nadson, Diones se antecipou aos defensores do Náutico e fez o primeiro gol da Bolívia Querida. O Timbu, porém, foi valente e não demorou a buscar o empate, com Patrick Vieira, aos 17 minutos. Na segunda etapa, as duas equipes tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram anotar o gol da vitória.

Para o Sampaio Corrêa, que chegou ao quarto jogo seguido sem derrota, o empate em São Lourenço da Mata foi um bom resultado: com 39 pontos, o Tubarão assumiu a vice-liderança provisória da Segundona e espera pelo encerramento da rodada para saber se continua no G-4. O Náutico, por sua vez, perdeu a chance de encostar nos líderes e está na sexta colocação, com 36 pontos.

Dando continuidade à maratona de jogos pelo Campeonato Brasileiro Série B, Náutico e Sampaio terão pouco tempo de descanso e preparação para seus próximos compromissos na competição nacional. Enquanto o Timbu visita o Ceará nesta segunda-feira (7), às 19h, em Fortaleza, o Sampaio Corrêa recebe o América Mineiro na terça-feira (8), aniversário de São Luís, em duelo que será disputado às 16h30, no Estádio Castelão, com transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte.

O jogo

Disposto a aproveitar o mando de campo para voltar a vencer e manter boas chances na briga pelo acesso, o Náutico mal esperou a bola rolar para avançar e pressionar a saída de bola do Sampaio, que esbanjou tranquilidade ao segurar a pressão adversária. O começo forte, porém, prejudicou o Timbu, que abriu espaços: aos quatro minutos, Válber aproveitou jogada de Raí e chutou forte, para grande defesa de Júlio César. Pouco depois, aos seis minutos, o Sampaio furou o bloqueio do Alvirrubro, após Diones desviar, de cabeça, uma cobrança de escanteio de Nadson e abrir o placar na Arena Pernambuco.

Com o gol sofrido, o Náutico fez o possível para não acusar o golpe e manteve o seu estilo de jogo, com ênfase na marcação e nos avanços pelas laterais, enquanto o Sampaio Corrêa, apostando na defesa, buscava um contragolpe para ampliar a vantagem. O Náutico, porém, não precisou de muito tempo para empatar: aos 17 minutos, após tabela com Hiltinho e Rogerinho, Patrick Vieira apareceu na grande área, diante de Rodrigo, e não desperdiçou, deixando tudo igual em São Lourenço da Mata.

Depois do gol de empate, a pressão do Náutico diminuiu um pouco e o Sampaio Corrêa voltou a trabalhar mais a bola, tentando encontrar algum espaço na defesa alvirrubra. Apesar da iniciativa tricolor, os donos da casa chegavam com mais perigo: Patrick Vieira, aos 38 minutos, teve a grande chance da virada, em chute de fora da área, mas Rodrigo se esticou todo e fez um milagre, jogando a bola para escanteio. O Sampaio demorou a responder, mas levou muito perigo em sua última chance: aos 45 minutos, Nadson aproveitou erro da defesa do Náutico e soltou a bomba, que passou perto do ângulo direito de Júlio César.

Equipes tentam segundo gol, mas empate permanece

Assim como no primeiro tempo, o Náutico avançou as suas linhas e tentou pressionar o Sampaio Corrêa, além de apertar a saída de bola dos visitantes. O time maranhense sentiu a pressão, tendo dificuldades para controlar o jogo e criar oportunidades de gol. Apesar do bom início, a melhor chance do Timbu nos primeiros minutos se resumiu a um cruzamento na grande área, aos sete minutos, que foi mal aproveitado por Douglas. O Sampaio, sem espaço, só conseguia finalizar de longe: aos oito minutos, Léo Salino arriscou o chute, por cima do gol de Júlio César.

Com maior posse de bola, as investidas do Náutico foram se resumindo, aos poucos, a cobranças de escanteio e cruzamentos pelas laterais, que esbarraram na defesa do Sampaio. Aproveitando a boa atuação de seus zagueiros, o ataque do Bolivão ficou mais à vontade para avançar: aos 25 minutos, Jheimy recebeu lançamento e tocou na saída de Júlio César, mas a finalização foi fraca e Ronaldo Alves evitou o segundo gol do Sampaio. Pouco depois, aos 29, foi a vez de Edgar passar por dois marcadores e tentar o chute, que também não foi dos melhores e parou nos pés de Jheimy, que estava impedido.

Nos minutos finais, Náutico e Sampaio Corrêa deram claros sinais de cansaço, mas mostraram raça e continuaram lutando pelo segundo gol. Bergson, aos 35 minutos, soltou a bomba em cobrança de falta e quase marcou o gol da virada, enquanto Douglas, cinco minutos depois, chutou forte na grande área e esbarrou em Rodrigo, que encaixou firme. O Sampaio, depois de arriscar em chutes de Léo Rodrigues e Nadson, teve a sua última oportunidade aos 48 minutos, com Edgar, mas Júlio César garantiu o empate na Arena Pernambuco.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO: Júlio César; Lucas Farias, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gaston Filgueira; João Ananias, Marino, Patrick Vieira (Daniel Morais), Hiltinho (Renato) e Rogerinho (Bergson); Douglas. T: Lisca

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Marcelinho, Mimica, Luiz Otávio e Raí; Léo Salino, Diones, Nadson e Válber (Léo Rodrigues); Pimentinha (Edgar) e Jheimy (Douglas). T: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.