Série B

De virada, Sampaio Corrêa vence Criciúma e dorme no G-4

Com a segunda vitória seguida, o Tricolor chegou a 14 pontos e subiu para a quarta posição.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS – Depois de duas semanas e duas partidas fora de casa no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa reencontrou-se com a sua torcida na noite desta sexta-feira (12), no Estádio Castelão, em duelo válido pela sétima rodada da competição nacional. Disposto a continuar entre as melhores equipes da Segundona, o Tricolor sofreu com a forte marcação do Criciúma, que abriu o placar e prometia surpreender em São Luis, mas o fator casa falou mais alto e a Bolívia Querida venceu, de virada, por 3 a 1.

Leia mais

Confira os gols da vitória do Sampaio Corrêa sobre o Criciúma

Willian Simões vibra com belo gol e vitória do Sampaio

Léo Condé destaca atuação do Sampaio: ''beirou a perfeição''

Após derrota em São Luís, Criciúma anuncia Petkovic como novo técnico

Apesar de jogar na defesa e abusar das faltas, o Criciúma não abdicou do ataque e abriu o placar no Castelão: após jogada de Paulo Sérgio, Cléber Santana chutou forte e fez o primeiro do Tigre, aos 18 minutos. Antes do intervalo, Willian Simões cobrou falta com perfeição e empatou o jogo pelo Sampaio Corrêa. Na etapa final, mesmo sofrendo com a marcação dos catarinenses, Pimentinha fez uma grande jogada e cruzou para Diones, que testou firme e colocou o Tubarão na liderança do jogo, aos seis minutos. O artilheiro Robert, aos 24 minutos, definiu a vitória dos donos da casa.

Invicto como mandante, o Sampaio conquistou a sua segunda vitória seguida, chegou a 14 pontos e ocupa, de forma provisória, a quarta posição do Campeonato Brasileiro Série B. O Criciúma, com apenas seis pontos, caiu para a 15ª posição e pode encerrar a rodada na zona de rebaixamento da Segundona.

Na próxima rodada, o Sampaio Corrêa segue em São Luís, onde receberá o Bahia. A partida será disputada na noite de sexta-feira (19), às 19h30, no Estádio Castelão, com transmissão minuto a minuto do Imirante Esporte. Antes disso, na terça-feira (16), o Criciúma visita o Luverdense, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.

O jogo

Mesmo atuando em casa, o Sampaio Corrêa não teve um início de jogo tranquilo diante do Criciúma. Apesar de não ter adiantado muito a marcação, o time catarinense não dava espaços ao Bolivão, que tentava chegar ao ataque em lançamentos, avanços pela lateral e tabelas, mas não conseguia ameaçar os visitantes. Sem grandes chances de gol nos primeiros minutos, a única jogada que levantou a torcida foi um lançamento para Robert, que estava na grande área e não conseguiu fazer o domínio.

Com uma defesa firme, que controlava todas as ações do Sampaio Corrêa, o Criciúma mostrou oportunismo e abriu o placar na primeira grande oportunidade que criou: após passe de Paulo Sérgio, aos 18 minutos, Cléber Santana chutou forte, da entrada da área, sem chances para o estreante Rodrigo. O gol acordou o Sampaio, que avançou ainda mais e passou a incomodar em lances de bola parada: aos 28 minutos, Diones aproveitou cruzamento e cabeceou firme, para defesa de Luiz, mas a arbitragem marcou o impedimento no lance.

Como não conseguia encontrar espaços, o Sampaio continuava aproveitando as cobranças de falta, tentando transformar as diversas faltas do Criciúma em algo positivo. Aos 36 minutos, a pressão deu resultado: em cobrança de falta na entrada da área, Willian Simões deixou tudo igual no Castelão. Edvânio, aos 38, e Robert, aos 43 minutos, tiveram a chance de virar o placar para o time maranhense, mas falharam nas conclusões.

Virada na etapa final

O cenário da partida continuou o mesmo no início da segunda etapa: enquanto o Sampaio avançava e sofria com a forte marcação, o Criciúma explorava os contragolpes. Logo no primeiro minuto, Jefferson teve a chance de recolocar o Tigre na frente, mas chutou em cima do goleiro Rodrigo. O Sampaio, porém, não se abateu: Daniel Damião, aos seis minutos, avançou e levou perigo ao gol de Luiz. Pouco depois, a individualidade de Pimentinha fez a diferença: após entortar a marcação do Criciúma, o camisa 11 cruzou na cabeça de Diones, que virou o jogo para o Bolivão.

Depois do segundo gol do jogo, o Sampaio Corrêa adotou a estratégia que foi utilizada com sucesso contra o Ceará: recuar e explorar os contragolpes, sempre com a velocidade de Pimentinha e Nadson, que foi o responsável, aos 24 minutos, por iniciar a jogada do terceiro gol, chutando forte para defesa de Luiz, com Robert aproveitando o rebote e desviando para as redes. Com a vitória praticamente definida, o time maranhense esperou o tempo passar, enquanto o Criciúma esboçou uma pressão, mas as redes não balançaram novamente e o Sampaio festejou mais um triunfo na Série B.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Daniel Damião, Edvânio, Luiz Otávio e Willian Simões (Renan Oliveira); Moisés, Diones, Nadson e Válber (Cleitinho); Pimentinha (Alex Maranhão) e Robert. T: Léo Condé

CRICIÚMA: Luiz; Ezequiel, Wanderson, Adalberto e Cristiano; Wellington, Rodrigo (Barreto) e Cléber Santana; Juba (Lucca), Paulo Sérgio e Jefferson (Silvinho). T: Eduardo Duca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.