Copa do Brasil

Palmeiras empata com o América (MG) e garante vaga nas quartas de final

O Alviverde sofreu, mas conseguiu eliminar o Coelho diante de sua torcida.

Imirante Esporte, com informações da Agência Palmeiras

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Cesar Greco / Agência Palmeiras)

SÃO PAULO - Após vencer o América-MG na partida de ida das oitavas, fora de casa, por 2 a 1, o Palmeiras garantiu a classificação às quartas de final da Copa do Brasil empatando por 1 a 1, no Allianz Parque, na noite desta quarta-feira (23), sofrendo um susto ao sair perdendo por 1 a 0 no primeiro tempo e buscando a igualdade no placar na etapa derradeira: 1 a 1. O gol que classificou o Alviverde foi marcado por Willian. O Palmeiras agora irá disputar pela 15ª vez a fase das quartas de final da Copa do Brasil desde que estreou no torneio, em 1992 – vale lembrar que a Copa do Brasil existe desde 1989.

O Palmeiras aguarda agora o sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na próxima segunda-feira (28), para conhecer seu adversário nas quartas de final. Enquanto isso, o Alviverde irá entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro para enfrentar o Sport, pela 7ª rodada do Nacional, no próximo sábado (26), às 19h (de Brasília).

O jogo

Com Deyverson no ataque – principal novidade no time titular –, o Palmeiras fez um primeiro tempo sem grandes jogadas ofensivas que pudessem efetivamente assustar o rival. O Alviverde até chegou a dominar o jogo durante os primeiros 25 minutos, mas viu seu adversário crescer na partida em alguns momentos pontuais.

Após algumas tentativas e o não acerto de detalhes pontuais do Palmeiras em momentos distintos da partida, o time do América-MG abriu o placar com Serginho, aos 37 minutos do primeiro tempo, após receber livre de Carlinhos, cara a cara com o gol, sem Jailson, que havia ficado no companheiro de time do autor do tento.

O Palmeiras reagiu e criou algumas jogadas na sequência. A resposta veio com Keno, que partiu em velocidade pela direita, acionando Deyverson. O atacante palmeirense chegou a finalizar, mas o árbitro gaúcho Jean Pierre Goncalves Lima, no entanto, já havia marcado impedimento.

O Alviverde seguiu tentando vazar a meta adversária na busca do gol que lhe traria a classificação ainda na primeira etapa, mas sem sucesso. O primeiro tempo terminou com o placar em 1 a 0 para o América, e as equipes seguiram para o vestiário.

Para o segundo tempo, o Palmeiras voltou com o venezuelano Guerra no lugar de Deyverson. Após alguns minutos em campo, o Alviverde começou a se soltar e pressionar o rival. Em pouco tempo, o time verde e branco já tinha o domínio da partida e criava as melhores chances.

Aos 5 minutos, Diogo Barbosa cruzou rasteiro e Willian finalizou – a cobrança passou perto do gol de João Ricardo. Aos 16, Felipe Melo arriscou de longe e por pouco não marcou o primeiro do Alviverde – neste mesmo minuto, saiu Lucas Lima para a entrada de Hyoran.

Mas foi aos 18 minutos do segundo tempo que veio aquele que seria o gol da redenção: Willian recebeu bola aérea de Marcos Rocha, após belo lançamento de Bruno Henrique. De cabeça, o dono da camisa 29 estufou as redes adversárias.

Após o gol, o Palmeiras manteve a calma e o equilíbrio suficiente para conduzir a partida em ritmo cadenciado, mas nunca deixando de aproveitar as oportunidades de ataque. O sistema defensivo também se mostrou atento aos lances de perigo que pudessem ameaçar a área de Jailson.

Aos 32 minutos, Willian, autor do gol, deixou os gramados para a entrada de Papagaio. Desta forma, o Palmeiras ganhou fôlego novo no ataque e pôde marcar seu adversário no campo de defesa, passando a não mais dar espaço para que o time visitante criasse jogadas promissoras.

Apenas nos minutos finais foi que o Coelho, que já não tinha mais nada a perder, partiu com força total para atacar o Palmeiras, mesmo que sua defesa ficasse desarrumada posteriormente, facilitando um possível contragolpe palestrino. De certa forma, a equipe mineira até conseguiu exercer certa pressão nos derradeiros minutos da partida, mas, apesar dos quatro minutos de acréscimo concedidos pela arbitragem, a pressão não foi suficiente para sucumbir o Alviverde, que ficou com a classificação para as quartas de final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.