Campeonato Brasileiro

Paolo Guerrero se emociona em retorno aos gramados pelo Flamengo

Suspenso por doping, o camisa 9 do Rubro-Negro voltou a jogar após seis meses.

Imirante Esporte, com informações do CR Flamengo

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Gilvan de Souza / CR Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Seis meses e meio. Esse foi o tempo entre o último jogo de Paolo Guerrero e seu retorno na tarde de domingo (6) no Maracanã. Foram seis meses e meio de ansiedade, angústia e muita luta. Para o camisa 9, o momento mais delicado de sua carreira. Porém, as mais de 60 mil pessoas presentes no estádio presentearam o peruano com uma volta que ele jamais esquecerá. Ao som de “acabou o caô, o Guerrero chegou”, o atacante substituiu Henrique Dourado e pisou novamente no gramado que o fez feliz tantas vezes. De lá, viveu a vitória do Flamengo por 2 a 0 diante do Internacional e ainda distribuiu a assistência a Everton Ribeiro, que selou o resultado positivo.

Os 35 minutos jogados mostraram que o tempo pode ter sido longo, mas a raça e determinação de Paolo continuam iguais. Emocionado, o rubro-negro falou sobre o grande retorno e definiu o mar de sensações em uma palavra: incrível.

“Estou muito feliz. É muito emocionante voltar no Maracanã lotado, na nossa casa, com a Nação cantando meu nome. Foi impressionante, incrível. Não tenho palavras para descrever este momento. Mereço isso tudo depois do que passei nesses seis meses. Quero jogar, pois futebol é a minha vida. Conseguimos dar essa alegria que a torcida queria hoje, ganhar de 2 a 0 com um bom futebol jogado desde o primeiro minuto. Todos os meus companheiros estão de parabéns e no caminho certo. Foi um dia incrível para mim”, afirmou o peruano.

Não faltou foco para estar em campo neste domingo. Após o julgamento na Suíça, que foi longo e cansativo, Guerrero batalhou para voltar ao Rio de Janeiro a tempo de se preparar para o jogo diante do Internacional. Reunido com os companheiros e comissão no Ninho do Urubu, o camisa 9 fez questão de estar presente na partida.
“Tive que antecipar o meu voo para estar aqui no Rio no treino de sábado. Cheguei bem, descansado, tranquilo e confiante. Sei que vai dar tudo certo, pois sou inocente. Estou me preparando aqui, quero dar minha melhor condição para o Flamengo. Quero estar 100%. Consegui jogar hoje 30, 35 minutos. Foi incrível e mais ainda por termos conquistado os três pontos”, disse.

Cheio de expectativas, Paolo tem um foco principal depois do fim do julgamento: voltar aos gramados e ganhar tudo que disputar. “Primeiro estou aguardando a decisão, que será importante para mim. Depois, minha expectativa é ganhar no Flamengo nos jogos que estiver aqui, participar da Copa do Mundo, que será importante para o meu país, e então voltar e ganhar essa Libertadores, que é esperada por todo rubro-negro. Tenho muitos objetivos traçados esse ano e espero conseguir todos”, garantiu Guerrero.

Entrando aos 12 minutos do segundo tempo no lugar de Henrique Dourado, o centroavante foi responsável por dez passes certos, duas finalizações e um desarme, além de dar uma ótima assistência para o golaço de Everton Ribeiro. “Estava muito concentrado no jogo, meus pés já estavam coçando e não via a hora do Maurício (Barbieri) me chamar para que eu pudesse entrar em campo. Queria jogar, fazer um gol, comemorar. Mas celebramos muito por conseguirmos marcar, ganhamos muito bem e estou feliz”, brincou o camisa 9.

Foram muitos dias longe dos gramados e uma incerteza sobre como seria voltar. Desde então, Paolo Guerrero viveu momentos difíceis e que ele torce para que cheguem ao fim. “O lado psicológico me afetou muito, moralmente foi bem complicado. Estar afastado por uma injustiça foi muito triste, o pior momento da minha vida. Tento pensar sempre na frente, sempre sendo objetivo. Penso ‘Deus, você sabe porque faz essas coisas. Estou no teu caminho’. Então deixo tudo nas mãos de Deus e me concentrar no futebol”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.