Mercado da Bola

Vasco confirma venda de Paulinho para o Bayer Leverkusen

Atacante de 18 anos marcou sete gols em 35 jogos pelo Cruz-maltino.

Imirante Esporte, com informações do CR Vasco da Gama

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Carlos Gregório Jr / CR Vasco da Gama)

RIO DE JANEIRO - O Club de Regatas Vasco da Gama anunciou, nesta sexta-feira (27), a transferência do atleta Paulinho para o futebol europeu. Cria das categorias de base do Cruz-maltino, o atacante defenderá nas próximas temporadas as cores do Bayer Leverkusen, uma das principais equipes do futebol alemão. O jovem encerrará sua primeira passagem pelo clube de São Januário aos 18 anos, com 35 jogos e sete gols marcados.

Paulo Henrique Sampaio Filho foi descoberto pelo Vasco em 2010, após se destacar com a camisa do Madureira nas quadras. No ano seguinte, também no salão, se tornou titular e uma da referências da geração 2000. A primeira grande temporada do atacante, porém, foi em 2015, quando ele brilhou na categoria infantil e foi convocado para a Seleção Brasileira sub-15, onde se sagrou campeão Sul-Americano.

A promoção para o sub-17 veio em seguida e com ela novas oportunidades de vestir a camisa amarelinha, dessa vez no juvenil. O ano de 2017 foi de transformações para Paulinho. O garoto iniciou a temporada sendo um dos líderes do Brasil na conquista do Campeonato Sul-Americano sub-17. As boas exibições o fizeram se firmar no sub-20 e passar a ser observado de perto pelos time profissional.

A estreia na equipe principal aconteceu em junho, diante do Vitória. Com 16 anos na ocasião, Paulinho entrou nos minutos finais, deu uma assistência e se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21. Pouco dias tempos, em Belo Horizonte, o garoto foi decisivo ao marcar dois gols contra o Atlético Mineiro em seu primeiro jogo como titular. Os tentos o fizeram se tornar também o mais jovem a balançar as redes pelo Cruz-maltino no século.

Primeiro jogador nascido em 2000 a marcar no Brasileirão, Paulinho repetiu o feito na Conmebol Libertadores e se tornou o mais novo atleta a marcar pelo Vasco no torneio continental. Ainda em 2018, o prata da casa foi escolhido o craque do Campeonato Carioca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.