Beach Soccer

Seleção de Beach Soccer treina para a disputa da Copa América

O maranhense Datinha está entre os convocados para a competição continental.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Divulgação / CBF)

RIO DE JANEIRO - Invicto há 51 partidas, o Brasil se prepara para a disputa da Copa América 2018, que será disputada entre os dias 3 e 10 de março, no Boulevard da Ásia, distrito próximo de Lima, no Peru. A equipe, que perdeu Bruno Xavier lesionado, ainda treina na próxima quarta-feira (28) antes de viajar para a competição.

Na história do torneio, a hegemonia das Américas é verde e amarela. O Brasil foi campeão invicto da Copa América 11 vezes: 2016, 2014, 2013, 2012, 2003, 1999, 1998, 1997, 1996, 1995 e 1994. Na última edição do torneio, em dezembro de 2016, o Brasil venceu o Paraguai na decisão por 12 a 2.

A Seleção Brasileira é cabeça de chave do Grupo B, ao lado de Paraguai, Chile, Argentina e Colômbia. O Peru, anfitrião do campeonato, terá Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador como rivais.

Sob o comando de Gilberto Costa a pouco mais de dois anos, a equipe disputou 12 títulos e venceu todos. Apesar do retrospecto perfeito, o comandante brasileiro acredita que tudo já ficou para trás.

"Na verdade já ficou no passado. Agora é continuar trabalhando e fazendo com que todos sigam evoluindo para que a Seleção siga nesse processo vitorioso. Vamos aproveitar a chance que a gente tem de menor pressão por resultado para dar mais chance a novos atletas entenderem o processo de treinamento da Seleção. A Seleção Brasileira é favorita, mas o favoritismo acontece dentro de quadra então nós temos que continuar trabalhando firme e com muita seriedade para conseguir assumir essa responsabilidade e seguir conquistando grandes resultados", disse o treinador ao site da CBF.

Defendendo a Seleção há 14 anos, o goleiro Mão já conquistou diversos títulos, entre eles a Copa do Mundo cinco vezes. Apesar disso, ainda se sente motivado e ansioso antes de cada competição.

"Sempre fico um pouquinho ansioso antes dos jogos, mas isso é gratificante. O atleta de rendimento que não tem esse sentimento é porque perdeu o prazer de jogar. Tenho o prazer de vestir a camisa da Seleção Brasileira e, para mim, poder jogar mais uma Copa América vestindo a camisa do Brasil é sempre importante", acrescentou.

Atacante da Seleção e do Botafogo-RJ, Rodrigo é um dos atletas mais jovens da equipe mas já carrega uma grande experiência: duas Copas do Mundo na carreira. Devido a uma torção no tornozelo, ficou dois meses fora e volta à equipe para a disputa da Copa América.

"A lesão faz parte da caminhada do jogador. Fiquei dois meses fora e estou voltando agora. Minha última competição foi o Intercontinental na qual eu pude ser eleito o melhor jogador do campeonato e a expectativa é a melhor possível para que a gente possa fazer o melhor e continuar com a nossa invencibilidade", destacou o atacante.

Confira a lista de convocados para a Copa América:

Goleiros: Mão (Sampaio Corrêa-MA) e Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ)

Defensores: Filipe (Novator-Rússia), Fernando DDI (Corinthians-SP), Luquinhas (Vasco da Gama-RJ), Antônio (Vasco da Gama-RJ) e Rafinha Amorim (Vasco da Gama-RJ)

Atacantes: Nelito (Lokomotiv-Rússia), Datinha (Sampaio Corrêa-MA), José Lucas (Sambenetesse-ITA), Lucão (Vasco da Gama-RJ) e Rodrigo (Botafogo-RJ)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.