Campeonato Paulista

Palmeiras estreia com vitória sem sustos sobre o Santo André

O estreante Lucas Lima marcou um dos gols da vitória palmeirense.

Imirante Esporte, com informações da Agência Palmeiras

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Palmeiras x Santo André.
Palmeiras x Santo André. (Cesar Greco / Agência Palmeiras / Divulgação)

SÃO PAULO - Cabeça de chave do Grupo C do Campeonato Paulista, o Palmeiras entrou em campo na noite desta quinta-feira (18), no Allianz Parque, e recebeu o Santo André, pela primeira rodada do Campeonato Paulista de 2018. Com gols de Willian, Lucas Lima e Keno, o Alviverde superou o adversário por 3 a 1 e iniciou o certame com o pé direito.

O resultado favorável foi fundamental para que o Palmeiras mantivesse um interessante tabu positivo: desde 1996, o Palmeiras está invicto em partidas de estreia no Paulistão: são, ao todo, 22 jogos desde então (15 vitórias e sete empates, com 51 gols marcados e 23 sofridos).

O Alviverde volta a campo no próximo domingo (21), quando visita o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto (SP) – no Estádio Santa Cruz –, para disputar a segunda rodada do torneio estadual visando os três pontos.

O jogo

O primeiro tempo começou equilibrado, com as duas equipes mostrando cautela nos minutos iniciais da partida. Apesar do futebol comedido, o Palmeiras mostrou desde os primeiros momentos ser cirúrgico e estar trabalhando os fundamentos técnicos e táticos em perfeita sintonia.

Com Jailson no gol – a recente novidade do time –, o Palmeiras fez um ótimo primeiro tempo, sobretudo, no que se refere ao setor defensivo, com os laterais Victor Luis e Marcos Rocha respaldando a zaga formada por Antônio Carlos e Thiago Martins.

O meio de campo, formado por Tchê Tchê, Lucas Lima e Felipe Melo mostrou jogadas criativas, sempre apoiando o ataque comandado por Dudu, Borja e Willian. Na beira do campo, o técnico Roger Machado – que fez sua estreia no comando da equipe – instruía o time o tempo todo.

Após alguns minutos de bola rolando, o Alviverde passou a se soltar mais em campo e partiu para a criação de jogadas ofensivas. Após algumas tentativas, o Alviverde finalmente abriu o placar, aos 27 minutos, com Willian, que aproveitou o rebote do chute de Borja, que havia recebido lançamento de Felipe Melo.

O Palmeiras ainda fez jogadas promissoras e se mostrou forte de um ponto de vista tático. Aos 34 minutos, uma confusão na zaga palmeirense até assustou a equipe palmeirense, mas o zagueiro Antônio Carlos, mesmo pressionado, aplicou uma linda caneta no atacante do time andreense e afastou o perigo.

Disciplinado em todos os setores, o Palmeiras também contou com o empenho de seus jogadores para apoiar nas mais diversas ocasiões, como aos 37, quando o atacante Borja voltou para o campo de defesa e ajudar na marcação.

Com um futebol bonito no primeiro tempo, o Alviverde ainda encontrou o segundo gol nos minutos finais da etapa, aos 36, com o estreante Lucas Lima, e foi para o intervalo com dois gols de vantagem e tranquilidade para trabalhar na etapa seguinte.

Se no primeiro tempo o Palmeiras apresentou um futebol vistoso, na segunda etapa ficou um pouco abaixo em relação aos primeiros 45 minutos. Logo aos 13 minutos de jogo, o Santo André se aproveitou de um Palmeiras mais lento e diminuiu com João Lucas.

Os mais de 31 mil torcedores viram o Palmeiras tentar reagir, mas durante um determinado período do segundo tempo o time visitante exerceu certa pressão sobre o Verdão. Tanto que, aos 19, o Alviverde teve muita sorte e por pouco não sofreu o gol de empate: a bola bateu em Jailson e no mesmo lance acertou duas vezes a trave.

Após o susto, Roger Machado decidiu fazer a primeira alteração no esquadrão palmeirense: tirou Tchê Tchê para a entrada do também meio-campista Bruno Henrique. Aos 21, troca de atacantes: foi a vez de sair Dudu para a entrada de Keno. E aos 31, o técnico palmeirense realizou a sua última alteração: mexeu na zaga, colocando Juninho no lugar de Antônio Carlos.

A partir das mexidas do técnico alviverde, o Palmeiras passou a reagir e voltou a se impor em campo, encontrando o terceiro gol. Aos 38, o Palmeiras matou o jogo e mostrou autoridade com o gol de Keno, que havia saído do banco de reservas menos de 20 minutos antes: veloz, o atacante alviverde driblou o zagueiro Domingos, do Santo André, após fazer linda tabela com Lucas Lima, e não perdoou.

Os últimos dez minutos de jogo (incluindo os três minutos de acréscimo) foram tranquilos para o Alviverde, que até criou jogadas perigosas, assustando a defesa adversária. Com o triunfo, o Palmeiras somou três pontos em sua estreia no Paulistão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.