Copa dos campeões

Brasil vence o Japão e conquista o título da Copa dos Campeões

O campeonato ocorreu nas cidades de Nagoya e Osaka, no Japão.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Divulgação/FIVB)

OSAKA - O título da Copa dos Campeões é do Brasil. A competição que reuniu, além da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Itália, Irã, Estados Unidos, França e Japão, se encerrou neste domingo (17) com o título para a equipe comandada pelo técnico Renan. No último dia dos jogos, o time verde e amarelo derrotou o Japão por 3 sets a 0 (25/17, 25/15 e 25/22), em 1h24 de partida no Osaka Municipal Central Gymnasium. O campeonato aconteceu nas cidades de Nagoya e Osaka, no Japão.

Na competição de pontos corridos, o Brasil enfrentou uma final. Entrou em quadra contra o Japão precisando de três pontos para chegar ao título, e a medalha de ouro foi conquistada após vencer os franceses por 3 sets a 0, os iranianos pelo mesmo placar, os norte-americanos por 3 a 2 e os donos da casa por 3 a 0. Na segunda partida, a seleção brasileira sofreu um resultado negativo para a Itália por 3 a 2.

O central Lucão foi um dos destaques da equipe verde e amarela na manhã deste domingo. O jogador marcou 16 pontos e saiu de quadra como maior pontuador.

O capitão do Brasil, Bruninho, elogiou a postura dos brasileiros na partida contra o Japão e parabenizou o grupo pela conquista do título. “Nossa equipe entrou em quadra muito focada sabendo da qualidade do Japão e mostrando respeito por eles. A nossa agressividade no saque fez a diferença desde o início. Conseguimos vencer os dois primeiros sets com uma certa tranquilidade, mas no terceiro set o Japão nos pressionou no saque, defendeu muito, teve êxito e dificultou nossas ações. Foi uma partida em que nossa equipe foi feliz de ter entrado em quadra concentrada e alcançamos nosso objetivo que era sair daqui com o título”, disse Bruninho, que também fez uma análise do grupo brasileiro nesta temporada.

“Nossa equipe manteve uma base e temos alguns jogadores jovens que estão se integrando no grupo. A comissão técnica não pensa só no agora, mas na Olimpíada de Tóquio, em 2020, que é o grande objetivo. Esse time está cada vez mais experiente e vamos lutar para continuar entre os melhores”, explicou Bruninho.

A seleção brasileira disputou a Copa dos Campeões com os levantadores Bruninho e Raphael, os opostos Wallace e Renan, os centrais Lucão, Maurício Souza, Otávio e Renan, os ponteiros Lucarelli, Maurício Borges, Douglas e Rodriguinho e os líberos Tiago Brendle e Thales.

O técnico Renan assumiu o comando da seleção brasileira após 16 anos de Bernardinho a frente do grupo. A temporada 2017 contou com três competições: Liga Mundial, Campeonato Sul-Americano e Copa dos Campeões. Renan dirigiu a equipe no percurso para a conquista de duas medalhas de ouro e uma de prata.

A primeira do ano foi a Liga Mundial. O Brasil fez ótima campanha, sediou a fase final e chegou a grande decisão contra a França. Em um jogo extremamente disputado e decidido nos detalhes, os franceses venceram por 3 sets a 2, 15/13 no tie-break. No Chile, o time verde e amarelo conquistou o título sul-americano, mantendo a hegemonia, ao bater a Venezuela na final.

Na última competição da temporada, o Brasil chegou ao Japão com o time completo e, com boa campanha, conquistou o segundo título de 2017.

O treinador Renan comentou sobre a campanha do Brasil na Copa dos Campeões e parabenizou o grupo pelo resultado. “A Copa dos Campeões foi uma competição maravilhosa, com um nível técnico muito alto e a prova disso é que as duas primeiras equipes classificadas são as mesmas dos Jogos Olímpicos do Rio: Brasil e Itália. O Irã também teve uma participação boa. Ficamos felizes de ter conquistado esse título em uma competição tão importante. Quanto ao jogo de hoje, foi uma partida tensa porque sabíamos que precisávamos da vitória e íamos jogar contra a equipe da casa. O Japão tem um time difícil de se enfrentar e o Brasil está de parabéns pela forma que se comportou durante todo o jogo, mesmo com a pressão e a responsabilidade de vencer para conquistar o título”, explicou Renan.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º - Brasil
2º - Itália
3º - Irã
4º - Estados Unidos
5º - França
6º - Japão

TABELA
Dia 12.09 (terça-feira) – França 0 x 3 Brasil (25/27, 25/27 e 22/25)
Dia 13.09 (quarta-feira) – Brasil 2 x 3 Itália (25/15, 25/27, 25/27, 25/18 e 12/15)
Dia 15.09 (sexta-feira) – Irã 0 x 3 Brasil (22/25, 19/25 e 15/25)
Dia 16.09 (sábado) – Estados Unidos 2 x 3 Brasil (26/28, 25/15, 20/25, 25/22 e 13/15)
Dia 17.09 (domingo) – Brasil 3 x 0 Japão (25/17, 25/15 e 25/22)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.