Por 1 a 1

Corinthians se consagra campeão paulista de 2017

Timão venceu Ponte Preta na Arena Corinthians e conquistou o 28º título.

Divulgação/Agência Corinthians

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
A conquista do título paulista de 2017 ratificou o Corinthians como o campeão do século XXI no Estado de São Paulo.
A conquista do título paulista de 2017 ratificou o Corinthians como o campeão do século XXI no Estado de São Paulo. (Foto: Agência Corinthians)

SÃO PAULO – Em dia de conquistas, o Corinthians se consagrou campeão paulista de 2017. O Timão conquistou o 28º título estadual ao empatar a Ponte Preta por 1 a 1 na Arena Corinthians, neste domingo (7), no jogo de volta da final do Paulistão Itaipava. Ángel Romero marcou o gol alvinegro.

A campanha da 28ª conquista paulista do Timão teve 10 vitórias, seis empates, duas derrotas, 21 gols marcados e 11 sofridos em 18 partidas disputadas. Goleador dos clássicos, Jô terminou como o artilheiro alvinegro no campeonato, com seis gols.

O Corinthians volta a ser campeão paulista após quatro anos da última conquista estadual, em 2013.

Timão escalado

Assim como o técnico Fábio Carille havia antecipado já na semana passada e também em coletiva de imprensa, na última sexta (5), o Alvinegro entrou em campo com Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana; Paulo Roberto, Maycon; Jadson, Camacho, Romero; e Jô. Paulo Roberto e Camacho foram os escolhidos para substituir Gabriel e Rodriguinhos, respectivamente.

O jogo

O início do jogo foi equilibrado. Apesar de a Ponte Preta precisar sair para o jogo, a partida começou bastante parelha. O sistema defensivo do Timão esteve, mas uma vez bem postado, o que dificultava as ações da equipe de Campinas. No ataque, o Corinthians chegava com boas trocas de passe e também nas bolas paradas, porém sem muito perigo ao gol defendido por Aranha.

As primeiras chances surgiram aos 26 minutos, quando Jadson arriscou um chute colocado de perna esquerda e Aranha precisou se esticar todo para evitar aquele que seria o primeiro gol do Alvinegro no jogo. Depois, aos 29 minutos, Jadson cruzou para Romero, que deixou para Maycon. De pé esquerdo, o camisa 30 chutou na trave direita. Jô ainda tentou no rebote, mas a defesa bloqueou a batida.

Já na reta final da primeira etapa, aos 40 minutos, Jô abriu com Fagner, que carregou pela direita e cruzou de volta para Jô. Ele tentou, de primeira, marcar, mas o chute não saiu como esperava e a bola passou pelo lado esquerdo do gol.

A Ponte Preta avançou no segundo tempo. A etapa complementar começou com a equipe de Campinas tentando buscar o gol. O Alvinegro passou a apostar ainda mais nos contra-ataques.

Aos 16 minutos, o zero finalmente saiu do placar. Jadson deu lindo passe para Romero, que chutou. Aranha defendeu, mas o paraguaio aproveitou o rebote para balançar a rede! Foi seu segundo gol no Paulistão Itaipava, o terceiro no ano e o 18º na Arena Corinthians, consolidando-se ainda mais na artilharia da casa do Timão.

Depois do gol e, em seguida, a partir dos 30 minutos, a torcida já gritava a plenos pulmões "É campeão! É campeão!" O telão da Arena Corinthians também mostrou alguns dos heróis do título de 1977, que foram aplaudidos e tiveram os nomes gritados pela Fiel.

Aos 40 minutos, a Ponte Preta empatou a partida com Marllon. Quando, aos 40 minutos, Fábio Carille colocou Pedrinho no lugar de Jadson, e Léo Jabá no lugar de Romero, aos 44 minutos, a torcida foi à loucura!

O juiz não quis saber de acréscimos e, aos 45 minutos, apitou o fim do jogo. Pela 28ª vez na história, o Corinthians é campeão Paulista!

Timão se consolida como campeão do século XXI em São Paulo

A conquista do título paulista de 2017 ratificou o Corinthians como o campeão do século XXI no Estado de São Paulo. Ao ser campeão estadual, o Timão ganhou a 14ª taça entre os campeonatos de elite do futebol nacional e internacional desde 2001, o maior de todos em âmbito regional.

No século XXI, o Alvinegro do Parque São Jorge já conquistou cinco paulistas (2001, 2003, 2009, 2013 e 2017), um Torneio Rio-São Paulo (2002), duas Copas do Brasil (2002 e 2009), três brasileiros (2005, 2011 e 2015), uma Recopa Sul-Americana (2013), uma Libertadores (2012) e um Mundial de Clubes da FIFA (2012).

No Estado de São Paulo, quem mais se aproxima é o Santos, com 12 conquistas. No Brasil, o Corinthians só perde em número de títulos de elite no século XXI para o Internacional, que tem 19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.