NBB

Flamengo domina último quarto, vence Pinheiros em SP e abre 1 a 0 na série quartas de final

O time carioca venceu fora de casa pelo placar de 96 a 85.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
(Foto: Divulgação. )

SÃO PAULO - O Flamengo iniciou sua trajetória nas quartas de final com a “mão direita”. Na noite deste sábado, o atual tetracampeão do NBB CAIXA foi a São Paulo (SP) e conquistou uma bela vitória fora de casa sobre o EC Pinheiros, no lotado Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, pelo placar de 96 a 85, o que o deixou com vantagem na série: 1 a 0.

Depois do primeiro duelo na capital paulista, a série migrará para o Rio de Janeiro, onde as equipes farão os dois próximos duelos, ambos no Tijuca Tênis clube: o primeiro nesta segunda-feira (24), às 19h30 e o outro na quarta-feira (26), também 19h30.

Na hora do aperto, Marquinhos chamou a responsabilidade e decidiu. Com 22 pontos, sendo dez deles no último quarto, o camisa 11 liderou a virada rubro-negra no último quarto e foi o grande destaque da equipe na partida. O atleta fez um acompanhamento nutricional especial antes dos playoffs, perdeu alguns quilos e mostrou total disposição principalmente nos dez minutos finais.

“Estou em um momento muito bom como jogador e fisicamente. Venho ganhando elogios do Neto durante os treinos. Estou correndo muito a quadra, estou mais disposto. Esse acompanhamento se deve a isso: me colocar em uma condição boa de ajudar o time. Então fico feliz. Aproveitei bem essa parada nas oitavas, pude trabalhar alguns aspectos do meu jogo. Hoje isso foi visível no último quarto, a confiança que eu estava e também dos meus companheiros de colocar a bola em mim para fazer os pontos”, contou Marquinhos.

O Flamengo entrou no último quarto perdendo por três pontos e encontrava dificuldades diante de um determinado Pinheiros. No entanto, o técnico José Neto colocou em ação Olivinha, Ricardo Fischer e Marquinhos, que estavam no banco, e o resultado foi excelente. Com tamanha eficiência no ataque, o clube carioca emplacou uma corrida de 13 a 2 em três minutos, virou o jogo (87 e 78) e ainda ampliou a diferença para 13 pontos (94 a 81).

Não foi só Marquinhos que contribuiu efetivamente para o triunfo rubro-negro. Vindo do banco, Rafael Mineiro fez 15 pontos e viveu uma de suas melhores atuações nos últimos dois meses. O garrafão titular também apareceu bem: Olivinha registrou 13 pontos e oito rebotes e JP Batista registrou 14 dos 18 pontos que tentou.

Além dos cinco atletas pontuando em dígitos duplos, o Flamengo também se sobressaiu nas assistências. Foram 22, contra apenas 15 do Pinheiros, o que mostra o excelente trabalho coletivo da equipe que tem o melhor ataque (88,3 pontos por jogo) e o segundo colocado em servidas (20,2 assistências por jogo) no NBB.

“Temos uma bela qualidade ofensiva, tanto que é o melhor ataque da competição, mas o que preocupa é defensivamente. Nos três primeiros quartos, em que tomamos mais de 20 pontos, corremos o risco de perder o jogo. Ganhamos o jogo porque tomamos só 15 no último quarto. Essas são as coisas que o playoff vai nos mostrando. Temos como prioridade a vitória, mas não podemos esquecer dos fatores que precisamos para vencer, como a defesa”, comentou o técnico José Neto, do Flamengo.

O Pinheiros passou boa parte do primeiro tempo atrás no placar e foi para o intervalo perdendo por quatro pontos (51 a 47), mas o terceiro acendeu a chama da esperança da equipe paulista. Com vitória por 23 a 16 na parcial, os comandados do técnico César Guidetti cresceram na partida e ficaram em vantagem até os primeiros três minutos do período final. No entanto, viram um Marquinhos inspirado liderar uma incrível corrida de 13 a 2 em três minutos que esfriou e tirou as chances do clube da casa de vencer.

Mas é de se ressaltar a grande atuação da equipe pinheirense diante do líder da fase de classificação e atual tetracampeão do NBB CAIXA. Com 18 pontos cada, a dupla norte-americana Corderro Bennett e Desmond Holloway se destacou na pontuação, assim como o ala Gemerson, que em atuação inspirada, fez 16 pontos e pegou cinco rebotes. Com 13 pontos, Neto saiu do banco, anotou 13 pontos e foi outra peça importante no clube da capital paulista. Além deles, Teichmann registrou oito pontos, oito rebotes e sete assistências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.