20 anos de carreira

Rafael Suzuki troca de escuderia para as disputas da Stock Car 2017

Em 2016, Rafael Suzuki fez seu melhor campeonato com sete top-10 em 12 etapas.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Divulgação. )

Faltando pouco menos de um mês para o início do campeonato 2017 da Stock Car, Rafael Suzuki anunciou nesta terça-feira (7) seus planos para sua quarta temporada na Stock Car. O paulista, que representa o estado do Maranhão nas pistas, vai correr pela Cavaleiro Sports, fazendo parte da nova fase da equipe - que a partir deste ano, passa a atuar com sua própria estrutura, após algumas temporadas de parceria técnica com outras equipes.

"Estou animado em participar dessa nova fase da Cavaleiro Sports. O Beto (Cavaleiro, dono da equipe) foi uma das primeiras pessoas que conheci no ambiente da Stock Car e finalmente encaixou de trabalharmos juntos nessa temporada. Gosto do perfil perfeccionista dele, e acredito que tanto eu quanto a equipe estamos com o mesmo objetivo, que é crescer cada vez mais na categoria. Já trabalhei com o engenheiro chefe da equipe em outras duas temporadas na Stock, então nem tudo será novidade, o que é bom, pois tira um pouco o processo de entrosamento. Esperamos surpreender neste ano", disse Suzuki - que terá Felipe Lapenna como companheiro de equipe.

Em 2016, Rafael Suzuki fez seu melhor campeonato na Stock Car até agora, com sete top-10 em 12 etapas. Durante boa parte da temporada, ficou entre os 15 melhores na classificação geral, mas sofreu com algumas quebras no segundo semestre, e terminou o ano em 17º entre os 38 pilotos que correram.

Já durante a inter-temporada, o piloto de 29 anos tem se dedicado à preparação física - especialmente aos treinos de kart shifter (com marchas), já que neste ano também vai participar da Copa SP KGV e Campeonato Brasileiro nesta modalidade -, e também aos trabalhos com a Cavaleiro Sports na nova sede da equipe, em Guarulhos (SP).

Para Suzuki, 2017 representa também uma importante marca em seu currículo, já que o piloto completa 20 anos de carreira nesta temporada. Recordista de títulos no kart brasileiro, Rafael também disputou competições europeias e o Mundial de Kart. Nos carros, teve passagens vitoriosas pelos campeonatos de Formula 3 Asiática, F3 Alemã e F3 Japonesa, sempre ficando no top-3. Também se destacou em seu primeiro ano nos carros fechados, quando brigou pelo título do Campeonato Europeu de GT (GT Open), em 2013. Há três anos, o piloto está na Stock Car, mostrando grande evolução a cada temporada

"Estou feliz de ter chegado a esse ponto. Quem é ou já foi piloto sabe como é difícil se manter nesse meio, principalmente pelos altos custos que exige. O trabalho em busca de apoio é sempre incessante. Foram anos intensos, de títulos e derrotas marcantes, mas acho que sou um privilegiado por estar no esporte até hoje. 20 anos parece bastante, mas sinto que ainda sou um novato na Stock, que tenho muito a crescer e melhorar na categoria. Quero chegar nos 30, 40, 50 anos de carreira, rs", completou Suzuki.

Dando sequência aos capítulos dessa história, a primeira etapa da temporada 2017 da Stock Car acontece entre os dias 30 de março e 02 de abril, em Goiânia. Depois disso, a categoria ainda passa pelas pistas do Velopark (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Argentina - após um intervalo de 10 anos, em circuito a ser anunciado -, Londrina (PR), Curvelo (MG), faz sua estreia no Velo Cittá (interior de SP), realiza a 9ª edição da Corrida do Milhão - em praça a ser anunciada -, Tarumã (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Interlagos, fechando um total de 12 etapas até o mês de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.