Legado Olímpico

Parque Olímpico será reaberto com partida de vôlei de praia

Comitês também assinarão convênios para promover a atuação colaborativa na ocupação do Parque.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
“Gigantes da Praia” será o primeiro evento esportivo no local após o fim da Rio 2016.
“Gigantes da Praia” será o primeiro evento esportivo no local após o fim da Rio 2016. (Foto: André Motta/brasil2016.gov.br)

RIO DE JANEIRO - A reabertura do Parque Olímpico da Barra será marcada por partida de vôlei de praia, neste domingo (5), entre a dupla campeã olímpica Alison e Bruno Schmidt e os norte-americanos Dalhausser e Lucena. O “Gigantes da Praia”, no Complexo Olímpico de Tênis, será o primeiro evento esportivo no local após o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Na ocasião também serão assinados ainda três acordos de cooperação entre Ministério do Esporte e Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), para promover a atuação colaborativa na ocupação do Parque Olímpico.

A estrutura e o planejamento são parte fundamental da organização do “Gigantes da Praia”. Toda a operação que colocará areia na quadra de tênis será feita sem dano ao local. Uma lona impermeável será responsável por proteger o piso, que receberá 210 toneladas de areia. A realização do “Gigantes da Praia” é uma parceria entre Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ministério do Esporte, prefeitura do Rio de Janeiro e Rede Globo.

A partida preliminar do “Gigantes da Praia” também apresentará um voleibol de alto nível. Ágatha, medalha de prata na Rio 2016, e sua nova parceira, a tricampeã mundial sub-19, campeã mundial sub-21 e campeã olímpica da juventude Duda, enfrentam Ana Patrícia, também campeã olímpica da juventude, campeã mundial sub-21 e atleta mais alta do circuito nacional. Ao lado dela, a habilidosa Rebecca, campeã brasileira sub-23.

Em cinco confrontos realizados entre Alison/Bruno e Dalhausser/Lucena são três vitórias dos brasileiros e duas da dupla dos EUA. Nas quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a parceria verde e amarela venceu por 2 sets a 1 (21/14, 12/21, 15/9), abrindo caminho para a conquista do ouro olímpico dias depois.

As quatro duplas realizarão treinamentos no Centro Olímpico de Tênis na véspera do duelo, sábado (4), em horário que ainda será informado aos jornalistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.