Série B

Náutico vence Paraná fora de casa e segue na briga pelo G4

Com a vitória na Vila Capanema, o Timbu está a três pontos do quarto colocado Londrina.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O Náutico continua sonhando com o retorno à Série A em 2017.
O Náutico continua sonhando com o retorno à Série A em 2017. (Divulgação / Náutico)

CURITIBA - O Náutico continua vivo na briga por um lugar entre os quatro melhores da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Timbu conquistou mais três pontos ao vencer o Paraná Clube por 2 a 1 em plena Vila Capanema, em Curitiba.

O resultado, conquistado com uma atuação segura fora de casa, leva a equipe alvirrubra à 10ª colocação, mas com 39 pontos, a três do Londrina, quarto colocado. Já o Tricolor da Vila chegou à terceira derrota consecutiva e caiu para 14º, com 33 pontos ganhos.

O Paraná tenta se recuperar na quinta-feira, às 21h, contra o Goiás no Serra Dourada. Já o Náutico voltará a campo só no próximo sábado, quando recebe o líder Vasco na Arena Pernambuco.

Há três partidas sem vencer, o Paraná Clube precisava de uma vitória em casa para se afastar da zona de rebaixamento. Por isso, a equipe da casa tomou uma postura mais ofensiva nos minutos iniciais. Porém, quem chegou com perigo pela primeira vez foi o Náutico: aos oito, Marco Antônio cobrou escanteio na área e Rafael pereira cabeceou para grande defesa de Marcos.

Apesar do susto, os tricolores continuavam mais presentes no campo de ataque. Mas o Náutico seguia perigoso ne bola parada e por pouco não abriu o placar aos 21, quando Marco Antônio cobrou falta na área, Fernando Karanga, que estava ajudando a defesa, desviou e por pouco não marcou contra: a bola bateu no travessão. No contra-ataque, o Paraná respondeu em chute de Diego Tavares que parou em defesa de Júlio César, na primeira boa chance do time da casa.

Principal arma do Náutico no jogo, o contragolpe foi a origem do primeiro gol da partida. Aos 26 minutos, Marco Antônio recebeu de Joazi e tocou para Rodrigo Souza bater na saída de Marcos e colocar o Timbu na frente do placar.

O Paraná mantinha grande vantagem na posse de bola, mas não conseguia agredir o gol adversário, quadro que perdurou por todo o restante do primeiro tempo.

Um minuto de bola rolando no segundo tempo foi o suficiente para destruir de vez os planos paranistas de reação. Em mais um lance de contra-ataque, Marco Antônio lançou Rony, que saiu cara a cara com o goleiro e deu um belo toque de cobertura para ampliar a vantagem do Náutico.

O que já estava ruim para o Paraná Clube ainda iria piorar. Aos sete minutos, o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva expulsou Anderson Uchôa por uma solada. O volante reclamou muito, alegando que não foi ele, e sim o zagueiro Leonardo o autor da falta. A arbitragem, porém, não acatou à reclamação.

Tudo conspirava para uma vitória ainda mais sonora do Timbu. Aos 11, Marco Antônio, de novo ele, aproveitou cobrança de escanteio de Vinicius e bateu de primeira por cima do gol de Marcos. No entanto, os paranistas não estavam mortos no jogo: aos 17, Nadson cobrou falta na área e Fernando Karanga completou para as redes, diminuindo a desvantagem no marcador.

O gol inflamou as equipes. Aos 20, o Náutico perdeu uma grande chance de fazer o terceiro com Bergson, que recebeu de Rony de frente para o goleiro e chutou para fora. Dois minutos depois, foi a vez de o Paraná desperdiçar uma oportunidade de ouro para empatar o duelo com Murilo Rangel após cruzamento de Diego Tavares.

Mesmo com um a menos, o Tricolor da Vila foi para cima na reta final do jogo e pressionou. Aos 41, Diego Tavares arriscou de fora da área e obrigou Júlio César a fazer grande defesa. A resposta do Náutico veio dois minutos depois: Rony bateu para defesa de Marcos. No entanto, o Timbu conseguiu segurar a bola no campo de ataque e segurar a vitória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.