Campeonato Brasileiro

América Mineiro vence o Botafogo no Independência

O Coelho continua na lanterna, mas dá sinais de reação com a segunda vitória consecutiva.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O América Mineiro venceu o Botafogo e mostrou que está vivo na briga pela permanência na Série A.
O América Mineiro venceu o Botafogo e mostrou que está vivo na briga pela permanência na Série A. (Divulgação / América Mineiro)

BELO HORIZONTE - Em uma noite em que os refletores do Independência apagaram por duas vezes, o lanterna do Campeonato Brasileiro conseguiu mais um importante feito na sua luta particular para permanecer na primeira divisão. Em bom confronto neste sábado, o América-MG venceu o Botafogo, por 1 a 0, em duelo válido pela 27ª rodada do certame nacional.

Enquanto muitos já garantem que uma das vagas para a segunda divisão em 2017 já é do América, o técnico Enderson Moreira trabalha para que isso não aconteça. O resultado ainda deixa o América na última colocação do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos, mas mostra bastante evolução. Já o Botafogo tem seu crescimento travado pelo Coelho, segue com 38, na nona colocação.

A partida do sábado à noite foi movimentada, com boas oportunidades para os dois lados. O Botafogo manteve a mesma postura durante todo o jogo, fazendo um duelo tático interessante se colocando bem em campo. O América vem mostrando melhora a cada jogo, mas o que chama a atenção é a vontade que o lanterna tem em campo.

O América agora terá o Coritiba, no Couto Pereira, na próxima segunda-feira, às 21h (de Brasília). Já o Botafogo retorna ao Rio de Janeiro e recebe o Corinthians, no sábado, às 16h30.

A partida começou com o Botafogo buscando mais o resultado. As duas primeiras chegadas foram do Glorioso, em ambas buscando Neilton nas costas da zaga americana. O Coelho, por outro lado, fazia suas principais tentativas com Matheusinho, mas não conseguia concluir as jogadas.

Aos 12 minutos o primeiro chute ao gol. O jovem Neilton recebeu a bola na esquerda, driblou para o meio e chutou. Fernando Leal, no entanto, não teve dificuldade alguma para fazer a defesa. O Botafogo mostrava mais capacidade dentro do jogo, saindo bem, com qualidade, sendo melhor na marcação.

O América seguia com os mesmos problemas que acompanham a equipe neste Campeonato Brasileiro: a falta de um bom armador e a necessidade de fazer a ligação direta. Após os 15 minutos a equipe da casa conseguiu impor igualdade no jogo e também buscar atacar o adversário.

O Botafogo investia seus ataques em grande parte pela esquerda, mas encontrava dificuldades com Jonas fazendo uma boa marcação no seu setor. Observando isso, o técnico Jair Ventura mandou que Neilton deslocasse para a ponta direita, revezando por aquele lado com Camilo, tentando algo nas costas de Bruno Teles.

Aos 30, o morno jogo, que era burocrático por parte do América e pouco intenso pelo Botafogo esfriou de vez: como se não bastasse a gelada noite mineira, as luzes do estádio Independência apagaram. O duelo voltou cerca de 12 minutos após ser paralisado.

A pausa fez melhor ao América. O clube da casa por duas vezes teve a chance de abrir o placar. A primeira aos 35, com Matheusinho, que recebeu a bola, deu um ligeiro drible e finalizou, mas a zaga botafoguense tirou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Leandro Guerreiro e Sidão tirou. Apesar do crescimento na partida, o Botafogo também não teve queda de rendimento e o duelo ficou bom.

O duelo voltou novamente equilibrado, porém, com estreita vantagem para o Botafogo, que novamente iniciou melhor buscando mais a partida.

As principais saídas do América seguiram sendo com Matheusinho. E logo nos primeiros minutos da etapa complementar o garoto deu um drible de corpo em Emerson e finalizou. A zaga chegou na cobertura e tirou.

Minutos depois, novo lançamento para Matheusinho e o garoto fez outra boa jogada. Com outro belo drible, o jovem colocou na área e Sidão impediu que o América marcasse o primeiro gol.

E o crescimento na etapa complementar foi confirmado aos 20 minutos. A boa jogada de Ernandes na ponta esquerda, ele fez o cruzamento e aproveitou o vacilo da zaga, que esqueceu o lateral-direito Jonas, que chutou para abrir o marcador.

Depois do gol, embora o Botafogo tentasse alguma coisa, o América permanecia melhor em campo. Aos 30, em boa jogada de Michael, Danilo recebeu a bola na cara do gol e Sidão fez um milagre para defender.

O restante da partida foi de pressão do Botafogo, que correu atrás do empate. O último lance do confronto teve o goleiro Sidão na área americana tentando o gol, mas ao apito final do árbitro, o Coelho conseguia mais uma vitória na luta pela permanência na série A.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.