Campeonato Brasileiro

Invicto, Grêmio vence Coritiba e lidera o Brasileirão

O Tricolor aproveitou o tropeço do Santa Cruz e garantiu o topo da tabela.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Com a vitória sobre o Coritiba, o Grêmio é o novo líder do Brasileirão.
Com a vitória sobre o Coritiba, o Grêmio é o novo líder do Brasileirão. (Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - O Grêmio fez bonito diante de sua torcida neste domingo. Venceu o Coritiba por 2 a 0, chegou a 10 pontos e lidera o Campeonato Brasileiro, à frente do Internacional, pelo saldo de gols.

Nos primeiros minutos, o Grêmio mostrava dificuldades em chegar perto da área, uma vez que o Coritiba se posicionava com as linhas bem atrasadas e buscava os contra-ataques pelas laterais, nas costas dos defensores Marcelo Hermes e Edílson. A primeira finalização foi de Leandro, para o Coritiba, logo aos 20 segundos. Aos 2 minutos, Sandro Meira Ricci interrompeu o jogo devido ao pó branco que a torcida do Grêmio usa para recepcionar os jogadores, que atrapalhava a visão do goleiro Wilson.

Aos 17 minutos, Ceará sofreu uma lesão muscular e foi substituído pelo jovem Dodô, de 17 anos. Aos 27 minutos, o Coritiba teve uma boa chance: Carlinhos cruzou para dentro da área e Marcelo Hermes impediu Alan Santos de finalizar quase embaixo das traves. Minutos depois, César González recebeu uma bola livre e encobriu Grohe, mas estava impedido.

O Grêmio reagiu rápido: Maicon fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Éverton, que finalizou de primeira, forte, para fora. Aos 31, Walace chutou de fora da área, alto, por cima do gol.

Na sequência o Grêmio conseguiu o seu gol: Maicon lançou Marcelo Hermes pela ponta esquerda, que cruzou para a área. Éverton se antecipou a Carlinhos e finalizou sem chances para Wilson: 1 a 0. O gol desnorteou o Coritiba, que não conseguiu ser perigoso nos minutos finais.

O segundo tempo começou com o Coritiba tentando manter a posse de bola, enquanto o Imortal era mais agudo nos ataques. Em um cruzamento, Giuliano quase conseguiu o segundo gol, obrigando Wilson a fazer uma boa defesa. O Coritiba, por sua vez, nos minutos iniciais, só conseguia chutes de fora da área, com Kléber e Alan Santos.

Éverton fez grande jogada pelo lado direito, deu uma meia-lua em Juninho, avançou para a área e foi derrubado pelo próprio Juninho: pênalti. Luan cobrou rasteiro, no canto esquerdo, sem chances para Wilson: 2 a 0. O Grêmio seguiu no ataque. Aos 25 minutos, Luan lançou Douglas de frente para o goleiro, mas ele não finalizou e perdeu o ângulo. Depois, tocou para Edílson, que cruzou para Luan cabecear para fora.

A melhor chance do Coritiba no segundo tempo veio quase no final de jogo: João Paulo cobrou uma falta com muita força e acertou a trave de Marcelo Grohe. O Coritiba parecia detonado fisicamente, apesar de ter um dia a mais de folga em relação ao Grêmio – não conseguia construir nada no ataque.

A próxima partida do Grêmio será contra o Palmeiras, no Pacaembu, na quinta-feira (2) às 21h. O Coritiba recebe a Chapecoense na quarta-feira (1), às 21h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.