Liga de Basquete Feminino

Sampaio passa por cima do Corinthians e abre 1 a 0 na final

Tricolor quebrou mando de quadra do Timão e está a dois triunfos do título.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Iziane foi decisiva mais uma vez para o Sampaio Basquete.
Iziane foi decisiva mais uma vez para o Sampaio Basquete. (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa Basquete saiu na frente na série final da LBF CAIXA. Diante de um Ginásio do Centro Cívico lotado, o time maranhense abriu grande vantagem no placar ainda nos primeiros minutos de jogo, não deixou que o Corinthians/Americana reagisse na partida e saiu de quadra com vitória, por 81 a 58, e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco jogos da decisão da LBF CAIXA.

Com a vitória conquistada neste domingo, o Sampaio Corrêa saiu na frente na briga pelo título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil e vence a série por 1 a 0. O grande nome do triunfo tricolor foi a ala Iziane. Comandando a equipe maranhense dentro de quadra, a experiente atleta saiu de quadra com 21 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

A equipe maranhense também contou com grande atuação da jovem ala Isabela Ramona, dona de 19 pontos em 24 tentados (79% de aproveitamento), e da armadora norte-americana Wheeler, com 14 pontos e sete rebotes.

“É muito importante começarmos essa série com a vitória, pois jogar contra o Corinthians é muito difícil. A defesa delas é muito forte e elas têm intensidade. Então foi bom começar com a vitória. Nosso time estava focado, demos o nosso máximo em quadra, como você pode se ver pelo placar. É importante que joguemos do mesmo jeito na terça, porque quando a série for para São Luís teremos nossos fãs torcendo por nós, o que torna as coisas um pouco mais fáceis. Então é importante que foquemos em ganhar os jogos aqui”, analisou a armadora Wheeler, do Sampaio Corrêa.

Após a partida desde domingo, Corinthians e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (19), às 18h30 (de Brasília), novamente no Ginásio do Centro Cívico de Americana, para o Jogo 2 da final da LBF CAIXA 2015/2016.

O jogo

Contando com grande desempenho da dupla da armadora Wheeler e da ala Iziane, o Sampaio Corrêa começou a partida a todo vapor e abriu dez pontos de vantagem na primeira metade do período inicial (16 a 6). Depois de vencer o primeiro período, por 20 a 13, a equipe maranhense foi muito eficiente durante o segundo quarto, conquistou 68,7% de aproveitamento, venceu a parcial (24 a 15) e foi para os vestiários com vantagem de 16 pontos (44 a 28).

Segundo melhor ataque da fase de classificação, o Sampaio Corrêa sofreu ofensivamente na série semifinal contra o América de Recife e teve média abaixo de 58 pontos. Já na primeira etapa do Jogo 1 da final da LBF CAIXA, a equipe comandada pela técnica Lisdeivi Pompa anotou 44 pontos, com grande porcentagem de acerto (58%).

Mesmo com o Corinthians lutando para reagir na partida, o Sampaio Corrêa praticamente sacramentou seu triunfo no Jogo 1 da final da LBF CAIXA ao iniciar o último período com corrida de 7 a 0 no placar e ter 23 pontos de vantagem.

Do lado alvinegro destaque para a armadora argentina Melissa Gretter, com 13 pontos, e para ala/armadora Karla Costa, com dez tentos.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA:

Jogo 1 – Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa

Jogo 2 – 19/04 (terça-feira), às 18h30 – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV

Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.