Campeonato Paulista

Com golaços, Timão atropela o Red Bull e confirma vaga na semifinal

Alvinegro assegura o mando de campo até uma hipotética final da competição

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Giovanni Augusto abriu caminho para a vitória corintiana sobre o Red Bull.
Giovanni Augusto abriu caminho para a vitória corintiana sobre o Red Bull. (Agência Corinthians)

SÃO PAULO - O Corinthians não se contentou apenas em vencer. O clube do Parque São Jorge mostrou em campo por que fez a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista, dominou completamente o Red Bull e disparou 4 a 0 sobre a equipe de Campinas. O embate teve show de Fagner, Elias e companhia, com direito a golaços de Giovanni Augusto e Lucca, complementados por belas jogadas coletivas em tentos de André e Alan Mineiro.

Com o resultado, o Alvinegro assegura o mando de campo até uma hipotética final da competição. No total, o clube tem 38 pontos e chegaria a no mínimo 39 para alcançar a decisão (empate e passagem nos pênaltis na semifinal). O Santos, principal perseguidor, só pode chegar aos mesmos 38. O Red Bull, por sua vez, perde a chance de se classificar para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Agora, os comandados do técnico Tite voltam suas atenções para a Copa Libertadores da América. Já classificado, o time busca confirmar a liderança da sua chave e uma das melhores campanhas da fase de grupos contra o Cobresal, às 21h45 (de Brasília) de quarta-feira, no mesmo estádio de Itaquera.

Lado direito abre o caminho

O Corinthians começou a partida mostrando muita intensidade e adiantando bastante as linhas marcação. Ciente da boa organização do adversário, que derrotou Santos e Palmeiras na fase de classificação, além de ficar no empate frente ao São Paulo, o time da casa procurou o gol logo de cara para evitar que o rival ficasse retrancado. Mesmo sem facilidade na hora de finalizar, o objetivo foi alcançado.

Aos 17 minutos de bola rolando, quando o lado direito com Fagner, Elias e Giovanni Augusto já aparecia como grande caminho do Timão, Lucca cobrou escanteio e a zaga do Red Bull teve trabalho para tirar. O corte foi feito apenas parcialmente e Giovanni Augusto, da marca do pênalti, emendou um bonito voleio, acertando o canto direito do gol de Saulo e abrindo o placar em Itaquera.

O tento facilitou a vida dos anfitriões, que trabalharam a bola com rapidez no meio-campo. Mesmo com Guilherme limitando-se apenas a alguns passes laterais, a organização tática corintiana falou mais alto. Elias, outra vez em um bom dia, conseguiu suprir até mesmo a lesão de Giovanni, que torceu o tornozelo direito antes dos 30 minutos de bola rolando. Do outro, os campineiros chegaram a balançar a rede, mas Anderson Marques estava impedido ao completar cobrança de falta.

Ainda antes do intervalo, o placar foi ampliado. Em jogada que começou com desvio de Luiz Flavio de Oliveira, Dráusio não conseguiu fazer o corte, Elias ganhou dividida no meio-campo e abriu para Fagner. Em lance parecido com o do gol do lateral sobre o Novorizontino, o defensor tabelou com o meio-campista, recebeu cara a cara com Saulo e rolou para o meio. André, muito sem jeito, conseguiu ganhar a dividida de Éverton Silva e ampliou.

Espetáculo alvinegro

Na saída para o intervalo, momentos depois de a zaga do Red Bull salvar em cima da linha uma cabeçada de André, o atacante Roger deixou o campo pedindo para os seus companheiros evitarem o pior. “Não jogamos. Vamos tentar melhorar para pelo menos não sair daqui com um vexame”, comentou o centroavante. Mesmo com o apelo de seu principal jogador, no entanto, a equipe visitante praticamente só assistiu o bom futebol do adversário.

Relaxado, o Timão viu Fagner e Elias continuarem a dar seu show. Praticando um futebol de encher os olhos do técnico Tite, fã de triangulações e intensidade dentro de campo, o treinador viu o terceiro sair após dois lances construídos dessa forma. Primeiro Fagner chutou e Saulo segurou. Na sequência, erro na saída de bola e Alan Mineiro chutou cruzado, exigindo outra defesa do arqueiro.

Na saída de bola, porém, Dráusio mais uma vez não foi amigo do companheiro. Displicente, o lateral esquerdo errou passe e depois perdeu dividida para Guilherme. A bola sobrou novamente para Alan Mineiro, que dessa vez, também pelo lado direito da área, levantou a cabeça e chutou de chapa, deslocando o goleiro. A bola ainda tocou na trave direita antes de entrar para, aos 11 minutos, definir a classificação.

De lá até o final do jogo, o estádio de Itaquera se viu em meio a “olas” e gritos de exaltação aos atletas dentro de campo. Sem diminuir a intensidade, a equipe da casa ainda conseguiu fechar a sua melhor atuação da temporada com o gol mais bonito da tarde. Fagner ganhou a disputa pela direita, conduziu até a intermediária e tocou para Alan Mineiro. Com moral, o meia novamente levantou a cabeça e abriu para Lucca, que entrava livre pela esquerda. O avante, também esbanjando confiança, chutou forte, de primeira, e acertou o ângulo direito da meta, sem chances para Saulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.