Campeonato Mineiro

América-MG vence Cruzeiro e sai na frente em semifinal

O Coelho apostou na forte marcação para neutralizar o time celeste.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Jogando em casa, o América venceu o Cruzeiro por 2 a 0.
Jogando em casa, o América venceu o Cruzeiro por 2 a 0. (Pedro Vilela/Light Press)

BELO HORIZONTE - O América Mineiro recebeu o Cruzeiro em primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro, no Independência. O Coelho apostou na forte marcação para neutralizar o time celeste e garantir a vitória por 2 a 0.

Na primeira fase do Mineiro, América e Cruzeiro ficaram no empate de 1 a 1. Já neste sábado, o resultado foi diferente. Contando com o apoio de sua torcida, o América foi implacável. Na primeira etapa, o time apostou na forte marcação e contou com uma bola parada para abrir o placar com o zagueiro Adalberto. Já no segundo tempo, a boa marcação persistiu, e em contra-ataque fatal, Victor Rangel anotou o segundo gol do Coelho.

Com o resultado, o América-MG leva vantagem para a próxima partida, que acontece no domingo, dia 24/04, às 16h00, no Mineirão.

O jogo

O jogo começou muito movimentado, com o Cruzeiro mais tranquilo e com a bola no pé. Mesmo jogando dentro de casa, o América apostava no rápido contra-ataque e em uma postura defensiva. O clube celeste até chegou a balançar as redes, mas o gol não valeu. Aos 22 minutos, o atacante Rafael Silva recebeu bom cruzamento e testou para o fundo do gol, porém, o juiz assinalou posição de impedimento.

Mesmo com quatro jogadores no meio campo, o América pouco conseguia criar. As chances apareciam em bolas paradas, em um jogo muito faltoso – com quatro cartões amarelos apenas na primeira etapa. Com 62% de posse de bola no período, a Raposa tocava muito a redonda, mas em nada adiantava.

A chance do Coelho chegou em uma das muitas faltas recebidas. Aos 42 minutos, depois de cruzamento na área, Sueliton ajeitou de cabeça, e Adalberto, cara a cara com o goleiro Fábio, mandou para o fundo das redes, levando o América em vantagem para os vestiários.

Na volta do intervalo, o técnico Deivid apostou em Élber no lugar de Cabral, que estava mal no jogo e não conseguia ser o cérebro do time. E a alteração quase fez efeito na primeira bola do meio-campista. Logo no início da segunda etapa, Élber recebeu bom lançamento e chutou na saída do goleiro, mas viu a bola passar caprichosamente perto da trave esquerda de João Ricardo.

O segundo tempo começou mais equilibrado, com boas chances para os dois lados. Aos nove minutos, o goleiro Fábio realizou duas ótimas defesas. Rafael Bastos finalizou e o goleirão espalmou, no rebote, Bryan chutou e Fábio teve que se esticar muito para impedir o segundo gol do Coelho. Poucos minutos depois, o arqueiro contou com a sorte. Rafael Bastou aproveitou cruzamento, finalizou, e viu a bola explodir na trave.

O clube celeste pressionava no campo defensivo do Coelho, que conseguia se defender muito bem. O Coelho aproveitou os rápidos contra-ataques, e as cobranças de escanteio, para equilibrar o jogo, enquanto Fábio salvava a Raposa com boas defesas. Aos 30 minutos, um banho de água fria para o Cruzeiro. Em contra-ataque fatal, com três jogadores americanos contra um defensor celeste, Pablo avançou, levantou a cabeça e cruzou na medida para Victor Rangel apenas rolar para o fundo do gol e anotar o segundo do Coelhão.

Após o tento anotado, o técnico Givanildo de Oliveira substituiu o atacante Victor Rangel e promoveu a estreia do ex-cruzeirense Borges. Com a vantagem no placar, o América continuou se defendendo e apenas esperou o apito final do juiz para garantir a vitória de 2 a 0.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.