Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete visita o Corinthians para abrir 1 a 0 na final

Jogo 1 da final ocorrerá neste domingo, na cidade de Americana.

Imirante.com, com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Equipe tricolor chega motivada à final diante do Corinthians.
Equipe tricolor chega motivada à final diante do Corinthians. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O sonho de ser campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) está mais vivo do que nunca na equipe do Sampaio Corrêa Basquete. Em sua primeira temporada na elite do basquete feminino brasileiro, o time maranhense chegou à decisão ao derrotar o América de Recife por 58 a 47, na noite de quinta-feira, e fechar a série semifinal em 2 a 1. Agora, a equipe tricolor terá pela frente o Corinthians na grande final da LBF CAIXA. O primeiro confronto da série melhor de cinco ocorre já neste domingo (17), no Ginásio do Centro Cívico, na cidade de Americana. O jogo começará às 13h e terá transmissão ao vivo do SporTV.

A tarefa tricolor não será fácil. Após uma boa fase de classificação, quando terminou na segunda colocação no geral, atrás apenas do próprio Corinthians, o Sampaio Corrêa Basquete cresceu no momento certo e conseguiu virar a série semifinal diante do América de Recife. Empurrado pela sua apaixonada e fanática torcida, que compareceu em grande número ao Ginásio Castelinho, o Sampaio Corrêa Basquete se superou e bateu o atual vice-campeão da LBF CAIXA.

No entanto, cada partida tem sua história. Os triunfos sobre o América de Recife já passaram e, a partir de agora, é um novo campeonato para o Sampaio Corrêa Basquete. Por ter tido melhor campanha na primeira fase, o Corinthians terá a vantagem de fazer três dos cinco possíveis jogos da final em Americana. Por este motivo, vencer fora de casa será fundamental para que as comandadas da técnica Lisdeivi Pompa possam ser campeãs.

Além da partida deste domingo, o Corinthians também será mandante no Jogo 2 da série final, que ocorrerá na próxima terça-feira (19). Somente depois destas duas partidas, a série chega a São Luís. Independente das dificuldades que será enfrentar o time paulista, o Sampaio Corrêa Basquete quer manter o foco para conseguir iniciar a decisão com vitória.

“Agora vamos nos focar para conseguir trazer essa taça para o Maranhão. Agora a cabeça é contra o Corinthians e a gente quer mais, a gente quer ser campeão, e queremos deixar este título para o nosso povo que veio aqui, que respondeu ao nosso chamado, que nos apoiou e foi fundamental nas vitórias contra o América de Recife”, declarou a ala Iziane Castro.

Retrospecto

Nesta edição da LBF CAIXA, Sampaio Corrêa Basquete e Corinthians já se enfrentaram quatro vezes, sendo que as equipes venceram, cada uma, dois confrontos. Jogando em casa nesta temporada, o time paulista venceu onze dos doze jogos que realizou. A única derrota do Corinthians foi justamente para o Sampaio Corrêa Basquete por 76 a 73 no dia 8 de março.

Caso consiga novamente vencer um dos dois primeiros confrontos em Americana, o Sampaio Corrêa Basquete terá duas partidas em casa na sequência, podendo ser campeão diante de seu torcedor e evitando a realização da quinta partida. Se isso acontecer, o Ginásio Castelinho será pequeno para a torcida tricolor. Ou seja, festa garantida nas arquibancadas.

“Não tenho dúvidas de que eles se farão presentes aqui nesta grande final da LBF CAIXA e vai nos embalar na conquista deste título”, analisou Iziane Castro.

Para a pivô Nádia, o momento é de acreditar, manter o foco e contar com a energia positiva da torcida tricolor. “Foi muita emoção com essa casa lotada. A gente jogou muito bem contra o América de Recife e o time está de parabéns. Agora é focar na final. Estamos motivadas e temos de jogar os 40 minutos focadas. Sabemos que não vai ser fácil, mas vamos conseguir”, disse.

O Sampaio Corrêa Basquete tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.

Confira a programação completa da Final da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA:

Jogo 1 – 17/04 (domingo), às 13h – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 19/04 (terça-feira), às 19h30 – Centro Cívico, em Americana (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10h – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

* Se necessário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.