Nova competição

Aprovada pela CBF, Primeira Liga será disputada em 2016

O calendário proposto pela Primeira Liga prevê o final no dia 30 de março.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
Ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil é o CEO da Liga.
Ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil é o CEO da Liga. (Bruno Cantini / CAM)

RIO DE JANEIRO - Mais um torneio “alternativo” do futebol brasileiro se concretizou na manhã desta sexta-feira. A chamada Primeira Liga foi aprovada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em reunião no Rio de Janeiro e organiza sua edição inaugural em 2016.

O CEO da Liga, Alexandre Kalil, ouviu da boca de Marco Polo Del Nero que a entidade máxima do futebol nacional dá aval para a realização do torneio. Desta forma, ficam faltando apenas detalhes para a competição recém-criada ter suas datas anunciadas publicamente.

O calendário proposto pela Primeira Liga prevê o final no dia 30 de março. Desta forma, o período da competição coincide com o de disputa dos torneios estaduais, assim como da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Serão cinco datas para a Primeira Liga.

As demais pendências da Primeira Liga devem ser resolvidas em reunião entre representantes dos clubes que a compõem. O encontro deve acontecer na quinta-feira, quando se decidirão os times participantes da primeira edição. Arbitragem, acesso e descenso também estarão na pauta.

A Liga é composta por 15 times, mas nem todos estarão na primeira edição. A expectativa é que o método de exclusão seja o ranking da CBF, que deixaria de fora América-MG e Paraná (os últimos a se filiarem) acompanham de longe junto a Chapecoense, Criciúma e Joinville. Se assim for, o torneio em 2016 terá Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional e Grêmio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.