Copa América

Volante da Seleção é flagrado em exame antidoping

Fred, do Shakhtar Donetsk, fez o exame durante a Copa América.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação)

RIO DE JANEIRO - O volante Fred, que disputou a Copa América deste ano pela Seleção Brasileira, foi pego em antidoping realizado durante a competição. Segundo a Fox Sports, o exame flagrou a presença do diurético hidroclorotiazida, substância que é proibida.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agora espera o resultado da contraprova para se posicionar. Caso o doping seja confirmado em resultado que sai nesta terça-feira, Fred deve receber punição significativa da Conmebol, entidade responsável pelo torneio em que o antidoping foi realizado.

A hidroclorotiazida é um dos diuréticos mais populares. Este tipo de substância é usado para inibir a capacidade do rim em conter água, o que aumenta significativamente o fluxo de urina. Os diuréticos raramente proporcionam algum ganho físico para o jogador além de melhor circulação ou desintoxicação de algum outro remédio. Há casos de atletas que usaram diuréticos para esconder o uso de outras substâncias que seriam flagradas em exames antidoping.

Fred foi uma das surpresas na convocação feita pelo técnico Dunga para a Copa América, herdando vaga que originalmente seria de Luiz Gustavo. O volante do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, começou o torneio como titular da Seleção Brasileira e perdeu espaço ao longo da primeira fase. Com 22 anos, ele teria grandes chances de defender o time canarinho nos Jogos Olímpicos de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.