Superliga

De virada, Cruzeiro derrota Sesi-SP e é tricampeão da Superliga

Equipe mineira superou time paulista por 3 sets a 1 e garantiu o título desta temporada.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Cruzeiro venceu o Sesi-SP de virada e conquistou seu terceiro título na Superliga masculina.
Cruzeiro venceu o Sesi-SP de virada e conquistou seu terceiro título na Superliga masculina. (Divulgação)

BELO HORIZONTE - Líder da Superliga masculina de vôlei desde a terceira rodada, o Sada Cruzeiro confirmou o favoritismo, derrotou o Sesi-SP e se sagrou tricampeão da competição na manhã deste domingo. Atuando diante de 14.036 torcedores no ginásio Mineiro, em Belo Horizonte, os donos da casa saíram perdendo, mas liderado pelos ataques de Wallace e Leal e se beneficiando dos erros adversários, o time buscou a virada e triunfou por 3 sets a 1 (21/25, 25/19, 27/25 e 25/19).

Os títulos anteriores do Cruzeiro vieram nas temporadas 2011/12 e 2013/14. Foi vice-campeão em 2009/10 e 2012/13, em que perdeu para justamente para o Sesi-SP e para o RJ Vôlei, respectivamente.

O Cruzeiro encerrou a competição com o melhor atacante: Wallace foi responsável por 300 pontos e teve 41.89% de aproveitamento. Além disso, o clube apresentou a melhor defesa: o líbero Serginho acertou 252 vezes nesse fundamento e teve 36.20% de aproveitamento. William foi o dono do melhor levantamento, Lipe do Taubaté foi o melhor sacador e Bruno Canuto, do Minas Tênis Clube, teve o melhor índice de recepção. Destaque da final, o central Lucão encerrou o torneio apenas em quinto na lista de melhores bloqueadores. O líder da categoria foi Riad, com 79 acertos.

O jogo

O time da Vila Leopoldina foi à quadra com Marcelinho, Théo, Murilo, Lucarelli, Lucão, Riad e o líbero Serginho, enquanto a representação mineira foi composta por William, Wallace, Filipe, Leal, Isac, Éder e o líbero Serginho. Os visitantes saíram na frente com toque de rede de Lucão, mas logo assumiram a liderança, de onde não saíram mais por toda a parcial.

Com ataques efetivos de Theo e Lucarelli e Riad mostrando porque é o melhor bloqueador da competição, o Sesi abriu 8 a 5 de vantagem. Apesar dois oito pontos cedidos aos adversários por erros, os paulistas continuaram mantendo uma boa vantagem (16 a 11). Um erro de saque de Éder e uma bomba de Lucarelli do meio de rede Um erro de saque de Éder e uma bomba de Lucarelli do meio de rede mantiveram o Sesi na frente (19 a 15).

Lucão e Isac desperdiçaram o saque uma vez cada. Incentivados pelo grande público presente no Mineirinho, o Cruzeiro chegou a reagir com Felipe e Wallace (22 a 19), mas o paredão formado por Riad e Lucão deu ao Sesi a oportunidade de fechar o set. Com William bem marcado na distribuição, Lucão definiu a parcial cravando a bola no chão (25 a 21).

A segunda parcial começou com Leal explorando o bloqueio dos visitantes. Os mineiros mantiveram a vantagem mínima até o primeiro tempo técnico (8 a 6), quando começaram a se afastar no marcador. Wallace sacou para fora, mas o árbitro sinalizou ace (12 a 8). Murilo liderou a recuperação do Sesi, que reagiu e buscou o empate (12 a 12), obrigando o técnico Marcelo Mendez a pedir tempo para reestruturar sua equipe. Theo tentou forçar o saque, mas parou na rede.

Na sequência, Wallace explorou o bloqueio de Lucão e aumentou a vantagem, mas o central sesiano devolveu com uma pancada indefensável. Com levantamento improvisado de Murilo para Lucarelli, a partida voltou a empatar (16 a 16). Uma invasão de quadra de Leal fez o líbero Serginho reclamar muito com a arbitragem e o time adversário, o que fez os jogadores serem advertidos com cartões amarelos. Na sequência, próprio Leal furou o bloqueio do Sesi e ainda fez um ponto de ataque (24 a 19). Éder parou Lucarelli e fechou a segunda parcial em 25 a 19.

O Cruzeiro voltou para o terceiro set impondo seu ritmo e abriu 7 a 3 de vantagem sobre os adversários, obrigando o técnico Pacheco a paralisar o jogo para tentar mudar a estratégia, com Lucão indo para o bloqueio simples. Porém, Leal repetidamente pontuava e o Sesi repetidamente cometia erros (9 a 7). Theo furou o bloqueio e aumentou a vantagem, mas Wallace conseguiu explorar o paredão adversário e fazer o 11º ponto dos donos da casa. As defesas excecionais de Serginho fez os visitantes se aproximarem (13 a 13).

Lucarelli fez um belo mergulho para salvar, mas Leal conseguiu explorar o bloqueio de Theo. Na sequência, Lucão crava a bola no chão e o Sesi chegou ao tempo técnico na frente (16 a 15). O Sesi conseguiu abrir boa vantagem e chegou a 24 a 21, mas o Cruzeirou conseguiu salvar três set-points, e com bloqueio de Isac, deixou tudo igual. Um erro de Lucarelli no ataque encerrou a parcial em 27 a 25.

Os pontos desperdiçados nos set anterior abalaram os jogadores do Sesi, fazendo da última parcial um passeio para os donos da casa. Impulsionados pelas vozes dos 14 mil presentes nas arquibancadas, pelos ataques de Leal, aces de Éder e pelos sete erros dos paulistas, o Cruzeiro não teve dificuldade para fazer 25 a 19, fechar o jogo em 3 sets a 1 e comemorar seu terceiro título.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.