Tênis

Nadal avança à segunda rodada em 40 minutos

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

MELBOURNE - Rafael Nadal teve uma partida muito mais tranquila do que a imaginada após a definição dos confrontos da primeira rodada do Australian Open. Considerado o adversário mais complicado de um top 5 nos jogos inaugurais do primeiro Grand Slam do ano, o australiano Bernard Tomic até ofereceu alguma resistência nesta terça-feira, mas foi derrotado pelo próprio corpo e desistiu do duelo diante do espanhol, que avançou à segunda rodada após permanecer pouco tempo em quadra (39 minutos).

Tomic lutou contra dores na coxa esquerda durante toda a partida. Ao fim do primeiro set, que terminou com vitória de Nadal por 6/4, o australiano não teve mais condições de continuar e decidiu por abandonar o duelo. A torcida australiana, que via no jovem de 21 anos a principal esperança por uma boa campanha no maior torneio do país, até ensaiou algumas vaias, mas que logo foram abafadas pelos aplausos ao número 57 do mundo.

No tempo em que permaneceu em quadra, o tenista da casa fez jogo duro e, mesmo baleado, impôs certa dificuldade a Rafael Nadal. A única quebra em favor do espanhol foi conquistada apenas no nono game, quando o placar apontava 4 a 4. Logo em seguida, o Touro confirmou o seu serviço e fechou a primeira e derradeira parcial. No total, foram 40 pontos vencidos pelo líder do ranking da ATP, contra 34 de Tomic. O australiano ainda teve o mesmo número de winners de Nadal (13).

No fim, a grande notícia para o espanhol foi o tempo em que ele permaneceu em quadra: apenas 39 minutos. Para uma estreia no Grand Slam australiano, torneio no qual as partidas são disputadas em melhor de cinco sets, pode ser um excelente fator pensando nas rodadas mais à frente. Na próxima fase, Nadal já enfrenta o australiano Thanasi Kokkinakis, que venceu o holandês Igor Sijsling por 3 sets a 1 na primeira rodada. Caso avance, o adversário na terceira fase deve ser o francês Gael Monfils, que, nesta segunda, superou o norte-americano Ryan Harrison.

Tomic, por sua vez, sequer terá que voltar para casa, já que disputou o primeiro Grand Slam do ano dentro de seu próprio país. De consolo, resta a boa campanha no ATP 250 de Sydney, na semana passada, quando ele chegou à final e acabou derrotado apenas pelo argentino Juan Martín Del Potro. Esta participação longa no torneio preparatório ao Australian Open, aliás, pode ser um dos motivos do desgaste físico que culminou na desistência diante do número um do mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.