Cinturão

Começa mobilização para formação do cinturão verde de Codó

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

CODÓ - Já foi concluído o primeiro de uma série de cursos agroecológicos para horticultores promovidos pela Secretaria de Agricultura do município de Codó. Os primeiros beneficiados foram 25 produtores da Vila Fomento, zona urbana.

Um instrutor do Sebrae trouxe noções teóricas e práticas sobre como produzir alimentos saudáveis eliminando os agrotóxicos.

"A gente fez este trabalho justamente com o intuito de criar um sistema produtivo que seja, que independam eles do meio urbano reduzindo este custo e que ao mesmo tempo sejam eles livres de agrotóxicos, o que vai contribuir, naturalmente, para a alimentação das pessoas que terão um alimento livre de agrotóxicos", explicou o instrutor Ademar Amorim.

Novas práticas

Entre as novas práticas, os produtores da vila aprenderam a produzir um fertilizante natural que precisa apenas de galhos de unha de gato, mamona, esterco de gado e água. Em quatro semanas ele fica pronto.

"A gente aprendeu muita coisa boa, se é de comprar um produto mais caro a gente aprendeu aqui a fazer com os produtos naturais que a gente usa como o eucalipto, a folha de muitas plantas", comemora a horticultora Francisca Lima.

A prática deu aos participantes uma nova visão sobre cursos dessa natureza. "Através desse curso nós vamos desenvolver agora um trabalho muito bom porque antes nós tivemos outros cursos, mas os treinamentos eram diferentes e dessa vez a gente fez mesmo na prática, nós aprendemos como trabalhar com este material orgânico. A folha que já ta tudo seca a gente aprendeu a transformá-la em adubo para colocar nos canteiros", ressaltou Marinete Santos, da Vila Fomento.

Cinturão verde

De acordo com o secretário de agricultura, Cordeiro de Oliveira (da Cit), é intenção do governo municipal fazer o chamado cinturão verde em Codó, por isso muitas outras comunidades de horticultores também receberão o mesmo treinamento. Mais três já estão confirmadas.

"Nós já temos outro previsto para o pessoal do aeroporto, outro para nova Jerusalém e Canoeiro. Todos no mesmo sentido de mudanças de práticas pra que a gente consiga trabalhar, usar o solo, tanto recuperando-o das agressões durante todos estes anos, como produzindo legumes, verduras no caminho da cultura orgânica", disse Cordeiro.

Outra idéia da atual gestão é transformar Codó num exemplo para o resto do Estado na produção de alimentos 100% naturais. "Estas práticas vão ser muito importante porque isto aqui vai ser um campo experimental, onde daqui vai gerar informações para o resto do município, poderemos trazer muita gente pra assistir aqui e daí levar à todas as associações, todos os produtores do município. Nós queremos que Codó sirva de exemplo na recuperação do meio ambiente e na produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos", concluiu o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.