Conferência de Saúde Ambiental termina nesta sexta-feira

Ricardo Luna/ Sema

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - O município de Caxias sedia a primeira etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (CESA), realizada pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente, Saúde e Cidades. A meta é elaborar soluções emergentes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental.

A conferência, que encerra nesta sexta-feira (2), traz como lema “Saúde e Meio Ambiente: vamos cuidar da gente”, abrindo espaço para discussões a partir de propostas que abordam temáticas da saúde ambiental e suas articulações com as políticas nacionais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Urbano.

A ação humana sobre os ecossistemas do Planeta desprovida de uma política de desenvolvimento sustentável tem gerado, como conseqüência, danos a saúde humana e queda na qualidade de vida da população.

Associado a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências presentes, tais como o esgotamento dos recursos naturais, desertificação, intensificação de eventos climáticos externos etc. Esses problemas são interdependentes e seus impactos vão além das fronteiras locais.

“É preciso intensificar os trabalhos integrados e participativos com relação ao contexto ambiental como um todo. Será com a contribuição de todos que vamos construir uma proposta estratégica e concreta em saúde ambiental no Maranhão”, afirma o Washington Rio Branco, na solenidade de abertura do evento em Caxias.

A conferência surgiu como parte de um processo nacional que tem como objetivo ampliar a participação e discussão da sociedade civil e do poder público, visando a definição de diretrizes referentes ao campo da saúde ambiental a partir da atuação transversal dos vários segmentos envolvidos com o tema.

Participam do evento, José Raimundo Filho, representando a Secretaria de Estado de Saúde; Graça Andrade, representando a secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano; Maria Cléa de Jesus, do Conselho Estadual das Cidades; Coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado, Maria do Carmo Pinheiro; e o Secretário Municipal de Saúde de Caxias, Domingos Araújo.

As próximas etapas regionais do CESA serão realizadas em Imperatriz, nos dias 8 e 9, e em São Luis, nos dias 14 e 15. A etapa estadual ocorrerá nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.